(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ALTERAÇÃO

Kalil recua, ratifica decreto e mantém horários de ônibus em dias úteis e sábados

Os intervalos entre as viagens não poderão ser superiores a 30 minutos nos horários de pico, e de 40 minutos nos horários fora de pico


07/07/2020 16:44 - atualizado 07/07/2020 18:54

Intervalos entre as viagens não poderão ser superiores a 30 minutos nos horários de pico(foto: Leandro Couri /EM/D.A Press)
Intervalos entre as viagens não poderão ser superiores a 30 minutos nos horários de pico (foto: Leandro Couri /EM/D.A Press)
A Prefeitura de Belo Horizonte publicou, na tarde desta terça-feira (7), uma ratificação, em edição extra no Diário Oficial do Município (DOU), que altera o horário de circulação do transporte público na capital, como previa o Decreto nº 17.383/2020, anunciado pela manhã. 

De acordo com o Executivo municipal, os horários para dias úteis e sábados ficam mantidos como estabelecido pelo decreto 17.362, de 22 de maio, onde os ônibus poderão circular de 4h às 23h59min. Os intervalos entre as viagens não poderão ser superiores a 30 minutos nos horários de pico, e de 40 minutos nos horários fora de pico.

Já aos domingos e feriados, a circulação será feita, pela manhã, entre 6h e 9h59min, e à tarde, entre 16h e 19h59min, exceto linhas alimentadoras das estações de integração, que também terão viagens aos domingos e feriados entre 20h e 20h59min. 

Ainda segundo a PBH, está marcada uma reunião entre o prefeito Alexandre Kalil, representantes da BHTrans, Procuradoria-Geral do Município e Ministério Público Estadual para avaliar as melhorias na prestação do serviço de transporte público na capital.

Decreto 17.383/2020


Na manhã desta terça-feira, a PBH tinha decidido reduzir o horário de operação das linhas de ônibus em decorrência do contágio pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2). 

A medida é semelhante à adotada em 20 de março, no início do período de isolamento social devido à COVID-19, que também reduziu a circulação de ônibus e o funcionamento do comércio. 

COVID-19 em BH 

Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), divulgados nessa segunda-feira, BH é o epicentro da pandemia no território mineiro. A capital tem 8.744 casos confirmados e 190 mortes pelo novo coronavírus.
 
*Estagiário sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.  
 

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp



Como a COVID-19 é transmitida?


A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?



Como se prevenir?


A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê



Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

Vídeo explica porque você deve aprender a tossir



VIDEO1]

Mitos e verdades sobre o vírus


Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)