(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VEJA LISTA

Estas são as cidades de Minas Gerais sem casos de COVID-19

Apenas 3,56% da população mineira vive em municípios que não detectaram oficialmente a presença do vírus, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde


postado em 03/07/2020 16:20 / atualizado em 03/07/2020 20:28

Cidade menos populosa do Brasil, Serra da Saudade, no Centro-Oeste de Minas Gerais, não registrou oficialmente casos do novo coronavírus(foto: Divulgação/Prefeitura de Serra da Saudade)
Cidade menos populosa do Brasil, Serra da Saudade, no Centro-Oeste de Minas Gerais, não registrou oficialmente casos do novo coronavírus (foto: Divulgação/Prefeitura de Serra da Saudade)
Quase 97% da população de Minas Gerais vive em cidades que já detectaram casos do novo coronavírus até esta sexta-feira (3). Os 3,56% restantes estão espalhados por 136 pequenos municípios, que, na contramão do restante do estado, ainda não registraram oficialmente a presença da COVID-19.

Na tabela a seguir, veja a lista completa das cidades mineiras que ainda não têm casos da doença e suas respectivas populações estimadas para 2019, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE):




Apenas um dos 136 municípios mineiros sem casos confirmados de COVID-19 tem mais de 20 mil habitantes: Bambuí, no Centro-Oeste do estado, cuja população estimada é de 23.829 pessoas.

São ainda 75 cidades com até 5 mil habitantes; 49 entre 5 mil e 10 mil; e outras 11 entre 10 mil e 15 mil.

Município menos populoso de Minas Gerais e do Brasil, Serra da Saudade está na lista. Na cidadezinha também no Centro-Oeste mineiro, estima-se que vivam 781 pessoas, segundo o IBGE.

Os dados são do boletim epidemiológico divulgado nesta sexta pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Podem existir divergências em relação aos números publicados pelas prefeituras dos municípios, já que existe um prazo até que novos registros de casos e mortes sejam considerados pelo governo estadual.

Onde o vírus chegou?


Dos 853 municípios de Minas, 717 (84%) têm casos confirmados do vírus, segundo a SES. Juntas, essas cidades concentram 20.413.487 dos 21.168.791 (96,44%) habitantes do estado, de acordo com o IBGE.

Porém, o número real de cidades mineiras onde o vírus chegou tende a ser maior, já que a própria administração estadual admitiu que há subnotificação. Só em junho, 253 municípios confirmaram o primeiro caso.

Na lista a seguir, veja os números de casos de COVID-19 e mortes em decorrência da doença em todas as cidades de Minas Gerais, segundo dados da SES:



De acordo com o governo estadual, Minas tem 53.351 casos do novo coronavírus, dos quais 1.110 resultaram em mortes. Desse total, 31.682 pessoas se recuperaram da doença, enquanto 20.559 seguem em acompanhamento.

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)