(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MEDICAMENTOS

Zema culpa preços altos por baixa no estoque de remédios: 'Absurdo ganhar dinheiro em cima da vida dos outros'

'Se tem alguém ganhando dinheiro indevidamente, que seja punido', disse governador em entrevista ao Estado de Minas


postado em 30/06/2020 12:41 / atualizado em 30/06/2020 15:49

Governador Romeu Zema (Novo) criticou alta nos preços de medicamentos durante pandemia(foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
Governador Romeu Zema (Novo) criticou alta nos preços de medicamentos durante pandemia (foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
O governador Romeu Zema (Novo) lamentou a disparada de preços de medicamentos em meio à pandemia do novo coronavírus. Nesta terça-feira (30), o Estado de Minas publicou reportagem em que mostra a alarmante queda nos estoques do sistema público de saúde mineiro, resultante, entre outros fatores, do aumento de até 300% nos valores cobrados pelos fornecedores durante o período de enfrentamento à COVID-19.


“Esse tipo de aumento nós assistimos três meses atrás, quando foi necessário adquirir respiradores. Alguns estados compraram e tiveram de pagar um preço abusivo. Vimos isso com o álcool gel, com as máscaras. Mas espero que o mercado regularize logo. E se tem alguém ganhando dinheiro indevidamente, que seja punido, porque é um absurdo querer ganhar dinheiro em cima da vida dos outros. É uma situação inadmissível”, disse Zema, em entrevista exclusiva ao EM.

Vários municípios de Minas Gerais operam com níveis críticos nos estoques de anestésicos e relaxantes musculares. Para contornar as dificuldades para adquirir mais recursos, o governo estadual tem promovido o remanejamento dos medicamentos de um unidades de saúde melhor abastecidas para outras que vivem situações piores.

“Nós temos tomando todas as medidas. Em algumas unidades hospitalares do próprio estado, temos em algumas estoque para 20 dias, em outras para oito dias, em outras para 15. Temos a condição de fazer remanejamento desses medicamentos até que a reposição seja solucionada”, explicou Zema, ao alertar que o problema também tem sido observado em outros estados.

“Tive a satisfação de ver hoje mais cedo uma notícia que o governo federal conseguiu comprar um grande lote, porque essa falta não é exclusiva de Minas Gerais. É uma falta que está ocorrendo no Brasil todo e, inclusive, também em outros países, devido ao aumento da demanda que adveio da pandemia. Mas estamos aqui acompanhando com todo o cuidado e fazendo os remanejamentos. Espero que o medicamento chegue enquanto o estoque for suficiente”, completou.

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)