postado em 16/06/2020 13:57
/
atualizado em 16/06/2020 14:41

A secretaria municipal informou à reportagem que o homem está cumprindo isolamento domiciliar desde que foi notificado do resultado positivo.
De acordo com o informe epidemiológico divulgado pela prefeitura da cidade na noite de segunda-feira (15), eram contabilizadas 10 notificações de casos suspeitos e cinco de pessoas contaminadas, além de uma morte. No informativo, a municipalidade também esclarece que, até o momento, foram feitos 165 testes da doença no local. O novo caso foi o quarto confirmado na cidade em menos de uma semana.
A primeira ocorrência da COVID-19, constatada em 24 de abril, dizia respeito a um homem de 62 anos que residia no município. O paciente fez o primeiro teste comprobatório na Fundação Ezequiel Dias (Funed), que indicou positivo. Enquanto aguardava a contraprova, feita pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o homem, que estava internado no Hospital Eduardo de Menezes, em Belo Horizonte, veio a óbito três dias depois.
Na semana passada, a cidade registrou mais três ocorrências da doença. Os casos foram constatados após uma ação de vigilância e controle da COVID-19 feita pela Secretaria de Saúde. A operação, que terminou na última quarta-feira (10), realizou mais de 100 testes rápidos em pessoas de grupos que estão expostos a áreas de maior risco de contaminação, dentre elas: profissionais da saúde, comerciantes, farmacêuticos, frentistas de posto de gasolina, atendentes bancários e funcionários de supermercados.
Flexibilização do comércio
Ainda quando tinha apenas um caso da doença, a Prefeitura de Martinho Campos havia anunciado, em 5 de maio, a retomada gradativa e controlada das atividades comerciais no município, como expresso no Decreto nº 040/2020. Mas, de acordo com a Secretaria de Saúde, nem todos os segmentos estão cumprindo as orientações de segurança do Ministério da Saúde.
*Estagiário sob supervisão da editora Liliane Corrêa
