(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CORONAVÍRUS EM MINAS

BH tem queda de ocupação de leitos de UTI para COVID-19 e volta à zona amarela

Taxa de ocupação caiu de 72% para 68%, o que aumenta a possibilidade de a prefeitura abrir novos setores da economia


postado em 09/06/2020 22:53 / atualizado em 09/06/2020 23:21

BH conta com 246 leitos para pacientes com coronavírus, dos quais 167 estão com o espaço preenchido (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
BH conta com 246 leitos para pacientes com coronavírus, dos quais 167 estão com o espaço preenchido (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
No momento em que Belo Horizonte expande o número de casos e mortes por coronavírus, a taxa de ocupação de leitos de UTI dedicados à COVID-19 tem ligeira queda em relação aos últimos dias. O balanço feito pela Secretaria Municipal de Saúde mostrou que o índice de leitos de UTI ocupados, dedicados à doença, reduziu de 72% (domingo, 7) para 68% (segunda-feira, 8). Com isso, a cidade deixou a zona vermelha e voltou à amarela dentro da classificação estabelecida pelo Comitê Municipal de Enfrentamento à COVID-19.
 
Em números absolutos, BH conta com 246 leitos para pacientes com coronavírus, dos quais 167 estão com o espaço preenchido por pacientes em tratamento. Curiosamente, os leitos de UTI não COVID apresentam atualmente uma taxa de ocupação mais elevada: 81%. As unidades de saúde municipais contam com 720 leitos reservados para outras doenças, sendo 583 ocupados até esta terça-feira.  
 
Para que a cidade tenha classificação amarela no aspecto de leitos de COVID, o índice de ocupação precisa estar entre 50% e 69%. O termômetro criado pela comitê de enfrentamento à doença vai ser determinante para que o prefeito Alexandre Kalil (PSD) possa liberar a abertura de outros setores da economia. Outros critérios são os índices de transmissão por infectado e ocupação das enfermarias.

Em entrevista recente, o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado, afirmou que a prefeitura tem planos de aumentar a capacidade dos leitos em 400% para que a cidade tenha infraestrutura para tratamento em caso de expansão desenfreada do número de contaminados. 

Enfermarias 

Apesar da elevação em relação ao último balanço, a taxa de ocupação de leitos de enfermaria para casos de COVID-19 também está dentro da zona amarela. No momento, o índice de ocupação é de 55% - 366 dos 666 estão sendo utilizados. No último balanço, a prefeitura divulgou que a porcentagem de ocupação era de 53%

No quadro geral de oferta de leitos, Belo Horizonte tem à disposição 4.390 nos hospitais públicos. A taxa de ocupação para o tratamento de outras enfermidades é de 72% – são 2.681 ocupados


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)