(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas RETOMADA DA ECONOMIA

Dia D: Kalil anuncia nesta sexta se flexibiliza mais setores do comércio em BH

Prefeito concederá entrevista coletiva na sede da Prefeitura de Belo Horizonte às 14h


postado em 05/06/2020 08:50 / atualizado em 05/06/2020 14:31

Kalil fará anuncio na Prefeitura de Belo Horizonte nesta sexta(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Kalil fará anuncio na Prefeitura de Belo Horizonte nesta sexta (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Às 14h desta sexta-feira, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, anuncia o futuro do comércio da capital mineira na próxima semana. Muitos lojistas estão na expectativa de que seja autorizado o prosseguimento no planejamento de reabertura de mais estabelecimentos de rua. No entanto, Kalil pode recuar da decisão por causa do aumento considerável de casos confirmados de novo coronavírus em Minas.

O último argumento, inclusive, foi utilizado pelo prefeito para não dar prosseguimento à retomada da economia em Belo Horizonte nesta semana. Kalil, na sexta-feira passada, chamou a atenção para os dados alarmantes de Minas ao anunciar a não abertura de mais lojas na capital.

Em dia 25 de maio, voltaram a abrir salões de beleza (exceto clínicas de estética), shoppings populares e comércios varejistas.

Com o objetivo de diminuir aglomerações no transporte público, foram estabelecidos horários específicos de funcionamento para cada setor.

Em diversas oportunidades, Kalil deixou claro que a tomada de decisões sobre a questão do comércio em Belo Horizonte passa pelo Comitê de Enfrentamento da Epidemia da COVID-19.

O grupo é coordenado pelo secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto, e conta com mais três membros: Estêvão Urbano (presidente da Sociedade Mineira de Infectologia), Carlos Starling (infectologista membro da Sociedade Brasileira de Infectologia) e Unaí Tupinambás (professor da Universidade Federal de Minas Gerais). Eles se reúnem nesta manhã, horas antes da entrevista coletiva, para bater o martelo sobre a reabertura de lojas em BH.

Do outro lado, existe a pressão de alguns setores do comércio. Nessa quinta, por exemplo, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) acionou o município na Justiça, requerendo a volta das atividades de seus associados. O órgão alega que a administração municipal não apresentou critérios ao não incluir o setor no processo de reabertura do comércio de BH.

O boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura nessa quinta indicou 2.144 pessoas confirmadas com o coronavírus. A capital também já registrou 55 óbitos.

O Estado de Minas transmite ao vivo a coletiva do prefeito Alexandre Kalil.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)