(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LEÃO DESTRUÍDO

Quarentena? Vândalos destroem escultura de praça tombada em BH

Leão de gesso localizado na Praça da Estação, no Centro da capital mineira, foi destruído, e prefeitura analisa como será feita a reparação


postado em 13/05/2020 18:15 / atualizado em 13/05/2020 18:59

Escultura de leão teve cabeça arrancada em abril. Mais um caso de vandalismo na Praça da Estação(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Escultura de leão teve cabeça arrancada em abril. Mais um caso de vandalismo na Praça da Estação (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)

 

O leão de gesso que compõe a arquitetura da Praça Rui Barbosa, localizada no Centro de BH e conhecida como Praça da Estação, teve sua cabeça arrancada por vândalos. A peça, segundo a prefeitura, foi danificada no dia 30 de abril e até hoje não foi substituída.

 

A reparação, de acordo com o Executivo municipal, passa por avaliação da Fundação Municipal de Cultura. O órgão, ao lado do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), estuda “qual a melhor técnica, além dos recursos necessários para efetivá-la”.

 

Após os danos causados na estátua, a Guarda Municipal precisou chamar o Corpo de Bombeiros porque um enxame tomou conta da estrutura.

 

O leão de gesso que estava na praça é uma réplica da peça original. Isso acontece justamente para que a ação dos vândalos não cause ainda mais prejuízos culturais, históricos e econômicos à cidade.

 

A prefeitura informou, ainda, que não detém estatísticas sobre vandalismo na cidade, “uma vez que as obras realizadas no município não são categorizadas pelo tipo de ocorrência que levaram à necessidade dessas manutenções”.

 

Quanto à fiscalização, o governo esclareceu que “a Guarda Municipal atua nas ruas realizando rondas a pé ou motorizadas, de forma preventiva”.

 

Histórico

 

Um ato de vandalismo por ano: essa foi a média das ocorrências na Praça Rui Barbosa desde 2017. Naquele ano, duas réplicas de tigres foram arrancadas de seus pedestais e destruídas.

 

Já em 2018, uma mulher quebrou uma estátua de ninfa localizada na mesma praça. A suspeita estava agressiva e precisou ser contida por guardas municipais.

 

Houve, ainda, um registro em 2014, quando adolescentes colocaram fogo nas estátuas de tigre.

 

Na Praça Rui Barbosa destacam-se três conjuntos de estátuas, um representando as quatro estações, outro dois leões e dois tigres e um terceiro de Ninfas, situado numa fonte.

 

As estátuas são réplicas de um conjunto de 10 obras colocadas na praça nos primeiros anos da cidade e cujas versões originais, devido ao vandalismo, estão em locais seguros.

 

Em 2007, a Praça da Estação foi revitalizada. O paisagismo estilo francês dos anos 20 foi refeito e o espaço recebeu as 10 réplicas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)