(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PRAÇA SETE

COVID-19: Enfermeiros protestam contra mortes de profissionais da saúde

Foram colocadas 98 cruzes no obelisco da Praça Sete representando cada profissional da saúde que perdeu a vida no Brasil em meio à pandemia


postado em 12/05/2020 16:01 / atualizado em 12/05/2020 19:44

(foto: Juarez Rodrigues/E.M/D.A Press)
(foto: Juarez Rodrigues/E.M/D.A Press)
Em todo o planeta é comemorado nesta terça-feira (12) o Dia Internacional do Enfermeiro. Apesar de estarem na linha de frente no combate à COVID-19, muitas vezes esses profissionais têm seus direitos negados, segundo a classe. Por isso, um grupo de enfermeiros, liderado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte (SINDIBEL), se reuniu em frente ao obelisco da Praça Sete com o intuito de chamar a atenção para a valorização da categoria durante a Semana da Enfermagem. Foram colocadas 98 cruzes no monumento, representando cada profissional da saúde morto no Brasil em meio à pandemia.

Carregando cartazes de ordem, os enfermeiros destacaram o fato de que cerca de 90% dos trabalhadores da saúde recebem, a título de adicional de insalubridade, apenas R$ 71,70 por mês (ou R$ 3,58 por dia) para colocar em risco a própria saúde e a de seus familiares.

Ver galeria . 12 Fotos Juarez Rodrigues/E.M/D.A Press
(foto: Juarez Rodrigues/E.M/D.A Press )


“O valor do adicional de insalubridade, além de não corresponder à justa retribuição ou compensação pelos riscos aos quais estes profissionais da saúde estão expostos, ficou sem o reajuste integral da inflação por cerca de 11 anos ou no período de 2007 a 2019, recebendo apenas reajuste de 2,53% em 2018 contra inflação acumulada de 105%, conforme o INPC apurado de 2007 a 2019”, explica Ilda Alexandrino, técnica de enfermagem e vice-presidente do SINDIBEL.
 
Durante a pandemia, o SINDIBEL vem solicitando à Prefeitura de Belo Horizonte que o adicional de insalubridade seja calculado conforme o salário base, e que enquanto perdurar a pandemia seja concedido a todos os profissionais da saúde o pagamento do adicional de insalubridade no grau máximo (40%), pelo alto risco à saúde e à vida em função da contaminação pelo novo coronavírus.
 
De acordo com Observatório da Enfermagem do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), dos 98 profissionais mortos pela COVID-19 no Brasil, 25 são enfermeiros, 56 técnicos e 17 auxiliares de enfermagem. Além disso, 67% são mulheres. O número de casos já é maior do que nos Estados Unidos, país mais atingido pela pandemia no mundo e que contabiliza 91 mortes de profissionais. Em todo o mundo, 260 trabalhadores da área morreram, segundo levantamento da National Nurses United (NNU).
 

Redes Sociais 

 
(foto: Reprodução/Instagram)
(foto: Reprodução/Instagram)
Além da luta pela classe, os enfermeiros de todo o Brasil começaram um apelo pedindo para que as pessoas permaneçam em casa. Durante todo o dia, imagens com o pedido estão sendo publicadas nas redes sociais. O movimento, levanta a bandeira do isolamento social e enfatiza que para que os profissionais da saúde sigam trabalhando é preciso a colaboração de toda a população para não sobrecarregar o Sistema Único de Saúde (SUS). 
 
 *Estagiaria sob supervisão da subeditora Kelen Cristina
 

O que é o coronavírus?

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Como a COVID-19 é transmitida?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia


Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

Gráficos e mapas atualizados: entenda a situação agora
Vitamina D e coronavírus: o que já sabemos
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás
Vídeo: coronavírus, quando isso tudo deve acabar?



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)