(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CORONAVÍRUS

COVID-19: Dores do Indaiá recebe doação de hidroxicloroquina

Santa Casa de Misericórdia Dr. Zacarias receberá 600 comprimidos do medicamento de empresa de mineração instalada no município


postado em 11/05/2020 17:06 / atualizado em 11/05/2020 17:50

Medicamento é utilizado para combater a COVID-19 em pacientes hospitalizados(foto: Marcelo Casal/ Agencia Brasil)
Medicamento é utilizado para combater a COVID-19 em pacientes hospitalizados (foto: Marcelo Casal/ Agencia Brasil)
A prefeitura de Dores do Indaiá, Região Centro-Oeste de Minas Gerais, firmou parceria com a KM Kalium, empresa de mineração de rochas potássicas pertencente ao Grupo Buritipar, instalada no município, para a disponibilização de 600 comprimidos de hidroxicloroquina para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) da Santa Casa de Misericórdia Dr. Zacarias

O Ministério da Saúde autoriza o uso em curto prazo do medicamento, como alternativa de combate ao novo coronavírus (Sars-Cov-2), em pacientes que contraíram a doença e estão hospitalizados. Segundo as recomendações de saúde, a aplicação do remédio deve ser feita sob critério médico quanto à eficácia em cada caso específico. 

Os comprimidos foram adquiridos conforme o termo ajustado entre o município, a instituição de saúde e a empresa, na segunda quinzena de abril. 

"O momento é de solidariedade e atenção aos que mais precisam. Estamos juntos à população no combate à COVID-19, adotando todas as medidas de prevenção recomendadas pelos órgãos de saúde, e felizmente pudemos atender ao pedido de uma das unidades de saúde referência do tratamento de coronavírus na região", explicou Ricardo Dequech, diretor-presidente da Kalium Mineração.

Casos na Região

O município de Dores do Indaiá adotou o isolamento social no início do agravamento dos casos do novo coronavírus no estado. No dia 18 de março, o prefeito Ronaldo Costa declarou situação de emergência, por meio do Decreto nº 14/2020, reforçando as medidas de segurança diante da pandemia

Mesmo sem nenhum caso confirmado da doença na cidade, a Secretaria de Saúde de Dores do Indaiá analisa cuidadosamente a situação, já que na região foram confirmados cinco casos e um óbito, conforme o boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (11), pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). São eles: Abaeté (dois), Bom Despacho (dois) e Martinho Campos (um caso e um óbito).

*Estagiário sob supervisão da subeditora Kelen Cristina
 

O que é o coronavírus?

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Como a COVID-19 é transmitida?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
Febre
Tosse
Falta de ar e dificuldade para respirar
Problemas gástricos
Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:
Pneumonia
Síndrome respiratória aguda severa
Insuficiência renal

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o coronavírus é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

Coronavírus é pandemia. Entenda a origem desta palavra
Os boatos sobre o coronavírus: fique por dentro do que é verdade e mentira
Tudo sobre o coronavírus - Covid-19: da origem à chegada ao Brasil
Coronavírus: qual é a diferença entre isolamento e quarentena?    


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)