(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas INOVAÇÃO

COVID-19: centro de ensino mineiro desenvolve ventilador mecânico

Em até 90 dias, devem ser produzidas 50 unidades do aparelho, projetado por alunos e professores de instituição de Santa Rita do Sapucaí, Sul de Minas


postado em 11/05/2020 15:03 / atualizado em 11/05/2020 17:46

Produção deve chegar a 100 ventiladores mecânicos por dia daqui a quatro meses(foto: Reprodução/ Internet)
Produção deve chegar a 100 ventiladores mecânicos por dia daqui a quatro meses (foto: Reprodução/ Internet)
Alunos e professores do Inatel, centro de ensino, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de Santa Rita do Sapucaí, Região Sul de Minas Gerais, desenvolveram um sistema de ventilação mecânica controlado por uma plataforma eletrônica para auxiliar no combate à pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2) em hospitais. O aparelho foi transferido para a indústria e estará disponível em breve no mercado, com o financiamento da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII). 

A produção do material ficará sob a alçada do Inatel e da Ventrix, empresa que desenvolve equipamentos de eletrocardiograma. A parceria prevê que 50 unidades do aparelho mecânico sejam produzidas em até 90 dias. Depois desse período, a produção pode passar para até 100 unidades diárias do ventilador

De acordo com o professor e coordenador da equipe voluntária que desenvolveu o sistema, Felipe Bueno, o protótipo de um item essencial no enfrentamento da COVID-19 foi elaborado em poucas semanas, com a utilização de componentes nacionais. 

"O diferencial do projeto do Inatel é o sistema de pressurização digital que deixa o controle de gases mais preciso e sem a utilização de ambu, que é um balão usado em emergência, mas que não atende a todos os casos de insuficiência respiratória, de acordo com médicos especialistas", explicou.

Segundo o professor e também diretor da Inatel, Carlos Nazareth Motta Marins, o projeto foi apresentado para os ministérios de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), da Economia e da Saúde.

“Desde o início da pandemia, colocamos à disposição do governo federal nossa competência e especialização como Instituição de Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento de soluções necessárias para este momento, contribuindo com a nossa sociedade", afirmou. 

Durante a pandemia da COVID-19, o ministro do MCTIC, Marcos Pontes, tem salientado a importância da ciência, tecnologia e inovação no combate à doença, sendo elas as “armas que podem atacar diretamente a causa do problema, que é o vírus”. O ministério tem suas atividades ligadas a entidades que buscam desenvolver soluções eficazes para combater o coronavírus, como a EMBRAPII.
 
*Estagiário sob supervisão da subeditora Kelen Cristina
 

O que é o coronavírus?

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Como a COVID-19 é transmitida?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
Febre
Tosse
Falta de ar e dificuldade para respirar
Problemas gástricos
Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:
Pneumonia
Síndrome respiratória aguda severa
Insuficiência renal

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o coronavírus é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

Coronavírus é pandemia. Entenda a origem desta palavra
Os boatos sobre o coronavírus: fique por dentro do que é verdade e mentira
Tudo sobre o coronavírus - Covid-19: da origem à chegada ao Brasil
Coronavírus: qual é a diferença entre isolamento e quarentena?   


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)