(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CORONAVÍRUS

Kalil sobre o novo coronavírus em BH: 'Admito até fechar a cidade'

Prefeito mantém expectativa de iniciar reabertura gradual do comércio em 25 de maio, mas não descarta possibilidade de endurecer regras de isolamento


postado em 11/05/2020 14:03 / atualizado em 11/05/2020 15:20

Prefeito Alexandre Kalil disse cogitar endurecer medidas de isolamento em BH(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Prefeito Alexandre Kalil disse cogitar endurecer medidas de isolamento em BH (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
O prefeito Alexandre Kalil (PSD) disse admitir "até fechar a cidade" como forma de conter o avanço do novo coronavírus em Belo HorizonteSegundo dados divulgados nesta segunda-feira, a capital mineira registrou 979 casos de COVID-19, dos quais 26 evoluíram para morte. 

Kalil foi questionado sobre a possibilidade de BH adotar o "rodízio de carros", medida colocada em prática em outras cidades brasileiras para aumentar o isolamento social. Ao responder, o prefeito disse que "admite tudo". 

"Eu admito tudo, até fechar a cidade. Não tem nada que não é passível de cópia, porque dá certo, ou de radicalização", pontuou, em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (11).

Em outro momento, Kalil disse não querer adotar a medida, mas avisou: "Não se espantem se Belo Horizonte for a primeira cidade a ser trancada".

"Volto a falar: depende de nós. Fiquem em casa. Depende de nós. Eu não quero trancar esta cidade. Eu não quero trancar esta cidade. Agora, a população de Belo Horizonte tem três anos e meio que me conhece. Não se espantem se Belo Horizonte for a primeira cidade a ser trancada. Não se espantem", disse.

Reabertura prevista


Embora cogite a possibilidade de endurecer as regras de isolamento social, Kalil manteve a esperança de iniciar a reabertura gradual do comércio em 25 de maiodata anunciada na última semana.

Porém, o cumprimento do prazo depende de indicadores epidemiológicos da capital, como número de infectados e mortos, índice de transmissão e quantidade de leitos disponíveis. Esses valores serão avaliados por especialistas que integram o Comitê de Combate à Epidemia da COVID-19 em Belo Horizonte.

Kalil, então, voltou a pedir que a população respeite o isolamento social, medida mais eficaz para conter o avanço do vírus.

"O povo de Belo Horizonte tem o comando da abertura da cidade. Podemos ser a primeira cidade do país a sair deste embrulho ou podemos mudar a data. Até agora, em estudos minuciosos dos cientistas, nós ainda conseguimos manter esta data. Mas se continuar a flexibilização (do isolamento), desorganização e desobediência, vamos mudar a data", disse.

Nova medida


Nesta segunda-feira, Kalil anunciou a implementação de 13 barreiras sanitárias para fiscalizar veículos que chegam a Belo Horizonte. A medida entrará em vigor na próxima semana, a partir de ação conjunta entre BHTrans, Polícia Militar e Secretaria Municipal de Saúde.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)