(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CORONAVÍRUS

Minas tem 90 mortes e 2.347 casos confirmados da COVID-19

Em 24 horas, foi registrada mais uma morte, em Barbacena, e 229 novos casos da doença. O estado tem 2.347 casos confirmados e 89 mil suspeitos


postado em 04/05/2020 09:04 / atualizado em 04/05/2020 15:12

Profissionais de saúde a postos no Hospital de Campanha no Expominas em Belo Horizonte(foto: Leandro Couri/EM/DA PRESS)
Profissionais de saúde a postos no Hospital de Campanha no Expominas em Belo Horizonte (foto: Leandro Couri/EM/DA PRESS)

 

O número de mortes em Minas pela COVID-19 passou de 89 para 90 nas últimas 24 horas.  De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES), divulgado nesta segunda (4), foram confirmados 2.347 casos no estado e 89 mil estão sob suspeita. O óbito foi registrado em Barbacena, um homem de 61 anos.  Seguem em investigação outras 86 mortes, que podem ter sido causadas pelo novo coronavírus no estado.

 

 

Belo Horizonte registrou o maior número de casos (825) e mortes (20). A capital é seguida por Uberlândia com 132 casos confirmados e oito mortes e de Juiz de Fora com 175 casos confirmados e seis mortes.

 

 

 

Foram confirmados casos da COVID-19 em 176 municípios mineiros. Com a morte confirmada em Barbacena, passa para 48 o número de cidades em que foram registradas mortes pela doença.

Perfil dos pacientes 

 

A maioria dos casos, 77%, concentra-se na faixa etária 20 a 59 anos e a maioria dos óbitos, 81%, em pessoas com mais de 60 anos. A doença causou a morte de 73 idosos. No entanto, também acometeu pacientes jovens: 14 adultos com idades entre 40 e 59 anos e três pessoas com idades entre 20 e 39 anos. Dos casos confirmados, 1.124 são mulheres e 1.133 homens.

 

 

 

O perfil dos óbitos demonstra que há letalidade semelhante entre homens e mulheres, 49 homens morreram em decorrência das complicações da COVID-19. Mulheres foram 41. Os dados indicam também que as pessoas que morreram, em maioria (85%), apresentavam doenças associadas. 

 

 

O que é o coronavírus?

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Como a COVID-19 é transmitida?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia


Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o coronavírus é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

Gráficos e mapas atualizados: entenda a situação agora
Vitamina D e coronavírus: o que já sabemos
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás

Vídeo: coronavírus, quando isso tudo deve acabar? 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)