(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Coronavírus

Idosos só terão passagem grátis em ônibus fora do horário de pico

Medida vale para os ônibus do Sistema de Transporte Metropolitano e entra em vigor no sábado (18). Confira os horários


15/04/2020 13:13 - atualizado 15/04/2020 14:47

Governo de Minas adotará medida para restringir a circulação de idosos em horários de picos(foto: Veronica Manevy/ Governo de Minas)
Governo de Minas adotará medida para restringir a circulação de idosos em horários de picos (foto: Veronica Manevy/ Governo de Minas)
O Governo de Minas Gerais informou nesta quarta-feira (15), que adotará uma nova medida de proteção aos idosos para minimizar as chances de contágio pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2). A partir deste sábado (18), os usuários do Sistema de Transporte Metropolitano acima de 65 anos terão direito à gratuidade nos ônibus, exclusivamente, nos horários entre 9h e 16h e de 20h às 4h. 
 
De acordo com a Secretaria de Governo, a ação tem como objetivo controlar a circulação desse grupo de pessoas por terminais, estações e ônibus metropolitanos nos momentos do dia com maior movimentação, pelo fato delas estarem mais suscetíveis a contaminação da COVID-19.
 
Segundo Eriênio Souza, superintendente de Transporte Intermunicipal e Metropolitano da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), a determinação é necessária para conter o avanço da doença no estado e diminuir o número de pacientes infectados pelo vírus.
 
“É uma medida excepcional e temporária, de caráter sanitário, para evitar que os idosos tenham um contato social desnecessário com outras pessoas nos horários de pico. Assim, em caso de necessidade de deslocamento, é importante que eles utilizem o transporte somente em horários de menor movimento”, afirmou.
 
“A faixa estabelecida não os impedirá de acessar serviços essenciais, como comparecer a uma consulta médica ou ao banco, por exemplo”, explicou o superintendente do Seinfra.
 
Mesmo com o decreto de restrição do funcionamento dos comércios, com exceção daqueles considerados essenciais, e do fechamento das fronteiras para o trânsito de passageiros em ônibus e trens para fora do estado, estabelecido no dia 20 de março pelo governador Romeu Zema (Novo), o Sistema de Transporte Metropolitano registrou números que preocupam as autoridades de saúde. De acordo com os dados coletados na segunda-feira (6), cerca de de 19 mil idosos transitaram nos ônibus metropolitanos, sendo quase 7 mil nos horários de pico da manhã e da tarde. 
 
A média registrada entre 30 de março e 13 de abril considerando apenas dias úteis, de maior movimentação, foi de 14.583 idosos andando, diariamente, no sistema de transporte. No pico da manhã, entre 5h e 9h, a média foi de de 4.862 idosos e, no período de maior movimento da tarde, entre 16h e 20h, de 2.169.
 

Funcionamento

O controle da movimentação dos idosos nos terminais, estações de transferência e aos ônibus será feito por meio da bilhetagem eletrônica, para aqueles que utilizam o cartão “Ótimo”, e também por funcionários das empresas que operam o sistema. A medida será mantida até o fim do estado de calamidade pública em saúde em Minas Gerais, decretado pelo governador Romeu Zema, também no dia 20 de março, devido a pandemia do novo coronavírus.
 

Gratuidade 

De acordo com a Lei nº 21.121 de 03/01/2014, regulamentada pelo Decreto nº 46.434 de 29/01/2014, o idoso com idade mínima de 65 anos e a pessoa com deficiência que menciona a lei e que tenham renda comprovada igual ou inferior a dois salários mínimos, tem direito a gratuidade na passagem intermunicipal, ou seja, locomover-se dentro do Estado de Minas Gerais.
 
Ainda segundo a lei, são reservadas duas vagas gratuitas por horário, por ordem de chegada, no serviço convencional ou comercial e desde que cumpridas as exigências do Decreto nº 46.434. A reserva e o embarque se dão mediante a apresentação do documento de identidade com foto e validade nacional e a carteira de gratuidade intermunicipal (SINDPASSE) emitida gratuitamente.
 
*Estagiário sob supervisão da editora Liliane Corrêa
 

O que é o coronavírus?

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Como a COVID-19 é transmitida?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre

  • Tosse

  • Falta de ar e dificuldade para respirar

  • Problemas gástricos

  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia

  • Síndrome respiratória aguda severa

  • Insuficiência renal

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o coronavírus é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

Coronavírus é pandemia. Entenda a origem desta palavra

Os boatos sobre o coronavírus: fique por dentro do que é verdade e mentira

Tudo sobre o coronavírus - Covid-19: da origem à chegada ao Brasil

Coronavírus: qual é a diferença entre isolamento e quarentena?  

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)