(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Kalil vai barrar ônibus de Lagoa Santa a partir de segunda por quebra de quarentena

Reabertura do comércio na cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte desagradou ao prefeito da capital, que criticou a medida


postado em 02/04/2020 16:12 / atualizado em 02/04/2020 19:06

(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), afirmou hoje no programa Alterosa Alerta que, a partir da próxima segunda-feira (6), qualquer ônibus vindo de Lagoa Santa não entrará na capital mineira. A medida é uma reação ao decreto que, a partir do último dia 30, permitiu o funcionamento do comércio e da indústria da cidade da Região Metropolitana de BH, mediante cuidados com a higiene e aglomeração de pessoas, em meio à pandemia do coronavírus.

Kalil disse ainda que o município de Sete Lagoas também seria incluído no decreto que vai formalizar a proibição da entrada de coletivos em Belo Horizonte. Mas, como o prefeito Duílio de Castro (Patriotas), não sem a intervenção do Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG), recuou na medida que abriria o comércio ontem, a cidade ficou de fora do “cerco”. A reportagem tentou contato com o prefeito de Sete Lagoas, mas ninguém foi encontrado.

Lagoa Santa virou o balneário de férias irresponsável. O prefeito foi avisado, conversei com ele. Conversei com o governador hoje, disse: ‘Governador, o hospital que nós estamos fazendo – tanto o senhor, no Expominas, como eu, no Mineirão – não dá pra tender a festança que está sendo feita em Lagoa Santa’. Então, não venham contaminar quem não quer ser contaminado”, deixou o recado para Rogério Cesar de Matos Avelar (PPS), prefeito de Lagoa Santa.

Por meio do Twitter, o governador Romeu Zema (Novo) também de posicionou a respeito da questão. “Conversei agora com o prefeito de BH, Alexandre Kalil. Ele contou sobre o plano de promover barreiras sanitárias em acessos à capital. Lembrei que a cidade é rota para escoamento de produtos essenciais. Ele se comprometeu a manter os acessos abertos. Além do impacto para o Estado, temos de lembrar que muitos profissionais, especialmente da saúde, moram na capital e trabalham na RMBH. A capital abastece e é de todos os mineiros. Por isso mesmo, pedi a ele um plano logístico, que ele se comprometeu conduzir com muita cautela”, afirmou na rede social.

O prefeito de Belo Horizonte esclareceu que a “barreira” é válida apenas para ônibus, e que carros, caminhões e ambulâncias vindos de Lagoa Santa terão livre acesso à capital. Sobre a situação de trabalhadores que precisariam circular entre as cidades em coletivos, Alexandre Kalil respondeu que não pode resolver problemas pontuais e que “infelizmente alguns vão pagar por outros”. Também tentamos contato com Vitor Penido de Barros, prefeito de Nova Lima e presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel), que não foi encontrado para comentar a situação.

Alexandre Kalil subiu o tom mais uma vez ao se referir à condição dos moradores de Lagoa Santa que “estão lá se abracando, com comércio aberto, tomando cerveja em bar, enquanto a populacao de Belo Horizonte está confinada. Os aglomerados, as vilas, a Serra , todos confinados, enquanto lá é um balneário de férias? Então, não. Na hora que ficarem doentes, nós sabemos exatamente pra onde eles vão mandar os doentes”, declarou o prefeito de Belo Horizonte.

A prefeitura de Lagoa Santa se manifestou em nota: “Em relação a posição tomada pelo prefeito Alexandre Kalil, o município de Lagoa Santa respeita a autonomia do município de Belo Horizonte e reitera que prevalecerá, no município de Lagoa Santa, o diálogo profícuo e a busca de soluções de consenso que possam atender o interesse da nossa população”.

O que é o coronavírus?

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Como a COVID-19 é transmitida?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia


Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o coronavírus é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

Especial: Tudo sobre o coronavírus 

Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa

Coronavírus é pandemia. Entenda a origem desta palavra



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)