Publicidade

Estado de Minas

Coronavírus: prefeitura de Itabirito faz triagem e limita acessos da cidade

Quem quiser entrar na cidade terá que passar por postos de aferição de temperatura e sintomas da COVID-19


postado em 31/03/2020 10:49 / atualizado em 31/03/2020 11:35

Profissionais da saúde abordam veículo em uma das entradas da cidade(foto: Leandro Couri/EM/DA Press)
Profissionais da saúde abordam veículo em uma das entradas da cidade (foto: Leandro Couri/EM/DA Press)


Com 14 dias de campanha para a população ficar em casa por conta da circulação do coronavírus, causador da COVID-19, a prefeitura de Itabirito, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, limitou as entradas da cidade pelos acessos um e três, sendo que no dois, no quilômetro 61 da BR-356, foi colocada uma barreira impedindo a passagem, para que seja feita a triagem de cada pessoa que quiser entrar na cidade somente pelos outros acessos.



Agentes de combate e endemias aferem a temperatura e perguntam sobre sintomas em quem chega de carro pelo primeiro acesso ou pelo trevo da rodoviária. A blitz educativa conta com o suporte da Guarda Municipal. 

(foto: Leandro Couri/EM/DA Press)
(foto: Leandro Couri/EM/DA Press)


Segundo Kleysson Hermann Mariano, 25, agente de combate à endemias, na blitz, além do exame rápido, são distribuídos panfletos com dicas e dúvidas sobre o novo vírus e contatos das unidades de saúde locais para atendimento em caso de suspeita de contaminação.

Uma das entradas foi fechada com uma barreira(foto: Leandro Couri/EM/DA Press)
Uma das entradas foi fechada com uma barreira (foto: Leandro Couri/EM/DA Press)


"Coriza, tosse seca, cansaço e dificuldades de respiração. E se alguma dessas pessoas apresentar estes sintomas ou tiver variação na temperatura nos encaminhamos pra UPA ou, se a pessoa se recusar, a gente manda retornar", explica.

O que é o coronavírus?

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Como a COVID-19 é transmitida?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia


Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o coronavírus é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

Especial: Tudo sobre o coronavírus 

Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa

Coronavírus é pandemia. Entenda a origem desta palavra

Compartilhe no Facebook
*Apenas para assinantes do Estado de Minas

Publicidade