(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Lavar corretamente peças de vestuário e roupas de cama previne contra o coronavírus

Com a fácil propagação do vírus, é fundamental o manejo correto dos itens de cama e banho. Cuidado deve ser maior com infectados em casa


postado em 24/03/2020 06:00 / atualizado em 24/03/2020 07:53

A lavagem de roupas com maior frequência é essencial para interromper a cadeia de contágio. Passar também auxilia, devido à alta temperatura do ferro(foto: Stevepb/PIXABAY )
A lavagem de roupas com maior frequência é essencial para interromper a cadeia de contágio. Passar também auxilia, devido à alta temperatura do ferro (foto: Stevepb/PIXABAY )
 
 
Há muito o que se aprender quanto ao novo coronavírus. O ato de lavar as mãos com frequência segue como um dos procedimentos mais eficazes para minimizar os riscos de propagação do microrganismo, mas, entre as medidas chamadas não farmacológicas, outra questão importante é o manejo de vestuário e roupas de cama e banho, sejam usadas por pessoas infectadas ou não. Se o costume é chegar em casa, colocar as peças sujas no cesto e lavar em alguns dias, é preciso mudar os hábitos – a lavagem deve ser feita com mais frequência, além de outras medidas extras.

Para a limpeza adequada desses itens, profissionais recomendam a aplicação normal de água e sabão, mas também podem ser utilizados detergentes próprios. Separar roupas, lençóis, mantas, cobertores, fronhas, toalhas e panos de cozinha, entre outros tecidos, de uso por indivíduos com a doença, é um processo fundamental. A higienização deve ser realizada à parte.

O ideal é, ao chegar em casa, trocar a roupa com que circulou na rua, principalmente porque o vírus está contido em secreções microscópicas, e é difícil saber onde essas secreções podem estar depositadas, explica o infectologista Mateus Westin. “É indicado tomar um banho assim que entrar em casa, já que dessa maneira o processo de higienização é mais completo”, recomenda. “A lavagem feita na máquina é suficiente com água e sabão.”

Em situações normais, lençóis e fronhas devem ser lavados, no mínimo, uma vez por semana, ensina Ricardo Monteiro, especialista em higienização da Quality Lavanderia. No caso de pessoas doentes, devem ser limpo a cada dois dias. Como as roupas de cama estão em contato frequente e direto com o corpo, devido ao suor e oleosidade que exala, explica, é importante que sejam lavadas toda semana, assim não há risco de acúmulo e proliferação de microrganismos.

(foto: Arte/Paulinho Miranda)
(foto: Arte/Paulinho Miranda)


Calor


Na hora de lavar, quanto mais elevada for a temperatura, melhor – aos 30°, dificilmente o vírus será aniquilado, ensina o médico infectologista Carlos Starling. O indicado é um índice entre 60° e 90°, já que a temperatura normal do corpo humano, normalmente de cerca de 37°, é propícia para o aparecimento e sobrevivência do vírus. “Se possível, as peças devem ser lavadas diariamente. Ao chegar em casa, coloque para lavar imediatamente e tome um banho. No caso de pessoas que convivem em ambientes hospitalares, ou trabalhadores da área da saúde, outra dica é separar as peças de roupas individualmente em cada cesto. A limpeza da máquina de lavar, propriamente dita, não é necessária.”

O ferro de passar é outro aliado, e o avanço do COVID-19 é motivo para a realização dessa tarefa doméstica. As temperaturas no eletrodoméstico podem alcançar os 100°, nível em que pouca coisa sobrevive.


O que é o coronavírus?

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Como a COVID-19 é transmitida?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

 

Como se prevenir?

 

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
 

Quais os sintomas do coronavírus?

 

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19: 

 

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia
 
Em casos graves, as vítimas apresentam: 
 
  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Mitos e verdades sobre o vírus

 
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o coronavírus é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: 
  • O álcool em gel é capaz de matar o vírus? 
  • O coronavírus é letal em um nível preocupante? 
  • Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? 
  • A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? 

 

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também: 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)