(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Fila se mantém em Farmácia de Minas, mesmo com alerta para distanciamento social

Secretaria de Estado da Saúde informou que protocolo foi alterado, mas o número de pessoas no local ainda é grande


postado em 23/03/2020 11:26 / atualizado em 23/03/2020 12:41

(foto: Leandro Couri/EM/DA PRESS)
(foto: Leandro Couri/EM/DA PRESS)
Na manhã de segunda (23), ainda era grande a fila de pessoas do grupo de risco para retirar medicamentos controlados na Farmácia de Minas Regional Belo Horizonte, no Bairro Santo Agostinho. Cerca de 150 pessoas aguardavam a vez para receberem medicamentos fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
 
Apesar das recomendações de se manter a distância de pelo menos um metro e meio, as pessoas da fila, em sua maioria parentes de pacientes que passaram por cirurgia e idosos que não têm quem busque o remédio para eles, se aglomeravam na Avenida do Contorno até perto da rua André Cavalcanti.  A aglomeração aumenta as chances de contaminação pelo coronavirus, causador da Covid-19. Veja o vídeo produzido pela reportagem. 
 
Na semana passada, a reportagem esteve no local e muitos usuários se queixaram do grande tempo de espera e dos riscos de estarem ali quando a pandemia do coronavírus se alastra pela cidade. Hoje, no setor de dispensação dos medicamentos as pessoas ficavam em cabines mais espaçadas. 

AUTORIZAÇÃO 

 
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio de nota, informou que, para evitar aglomerações no interior da farmácia, o protocolo de controle de entrada foi alterado. "Está sendo permitida a entrada dos pacientes de acordo com a capacidade dos guichês e fluxo dos atendimentos, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde de evitar aglomerações em ambientes fechados."
 
A SES-MG orienta que compareçam à Farmácia de Minas somente os pacientes com atendimento agendado. Os pacientes que fazem parte do grupo de risco – pessoas idosas, com doenças crônicas e/ou fazem uso de imunossupressores, além de gestantes e lactantes – podem autorizar representantes para retirarem o medicamento. A declaração autorizadora pode ser retiraafa no link https://bit.ly/2TXhb8J, para que representantes desses pacientes possam retirar seus medicamentos.



  


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)