(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Prepare-se: previsão é de mais chuva para esta quarta em BH

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) diz que há possibilidade de chover mais de 100mm nesta quarta-feira (29)


postado em 29/01/2020 09:11 / atualizado em 30/01/2020 07:47

(foto: Juarez Rodrigues/EM )
(foto: Juarez Rodrigues/EM )

As pancadas de chuva que arrasaram Belo Horizonte na noite de terça-feira (28) não devem dar trégua antes desta quinta (30). O alerta é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)



Segundo os especialistas do instituto, pode chover mais de 100 mm nesta quarta (29). As precipitações serão acompanhadas por ventos fortes, de até 60 Km/h, e devem ocorrer a qualquer hora do dia, com maior concentração à tarde e à noite.

Embora menor que o índice pluviométrico registrado na noite desta terça (28) - 117,5 mm, de acordo com o Inmet - , o volume previsto para hoje é considerável e a população deve ficar atenta.
 
A Defesa Civil, inclusive, mantém o alerta de risco geológico até esta sexta (31). Ou seja: a cidade ainda está sujeita a deslizamentos, escorregamentos, quedas de muros, erosões e fenômenos do gênero. 

Instabilidade

Segundo a meteorogista Anete Fernandes, do Inmet, o grande volume de chuva que cai sobre a capital é resultado do alinhamento de áreas de instabilidade nas regiões Centro-sul e Oeste do estado, que migraram da faixa norte.

Além da Região Metropolitana de Belo Horizonte, pancadas intensas devem atingir também Triângulo Mineiro, Zona da Mata e Noroeste de Minas.

Janeiro histórico

A média mensal de chuvas registrada em janeiro deste ano em BH é a maior da história da cidade. São 932,3 mm, número que superou os 850,3mm de janeiro de 1985 - maior volume da série histórica até então. Os registros tiveram início há 112 anos. 

Embora arrasador, o temporal que atingiu Belo Horizonte e Região na noite de terça (28) não superou o recorde de dia mais chuvoso. Ele ainda pertence ao último dia 24 de janeiro, quando o índice pluviométrico alcançou 171,8 mm.
 







receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)