Publicidade

Estado de Minas

Universidade leva alunos do ensino médio a campus para escolha de carreira profissional

Projeto recebe cerca de 3 mil estudantes de 40 escolas públicas e privadas da educação básica de Montes Claros e de outras cidades do Norte de Minas


postado em 23/10/2019 17:09 / atualizado em 23/10/2019 18:34

(foto: Christiano Jilvan/Divulgação)
(foto: Christiano Jilvan/Divulgação)

Levar os alunos do ensino fundamental e médio até a universidade para que eles possam conhecer de perto os cursos superiores e, a partir da experiência, venham escolher a futura carreira profissional. Este é o objetivo da Universidade Estadual de Montes Claros com a realização do evento “Uniday – Unimontes de Portas Abertas”, iniciado terça-feira e que prossegue até quinta-feira no campus-sede da instituição.

O projeto “UniDay” foi idealizado para receber durante os três dias, 3 mil estudantes de 40 escolas (públicas e privadas) da educação básica de Montes Claros e de outras cidades do Norte de Minas. Até a tarde desta quarta-feira, foram recebidos cerca de aproximadamente 1,8 mil alunos do ensino médio e fundamental.

Na visita ao campus universitário, os alunos recebem todas as informações sobre  a estrutura e os cursos da Unimontes, repassadas por meio de um vídeo institucional. Mantida pelo Governo do Estado, a universidade ministra ensino gratuito, com  o oferecimento de 2.700 vagas em 56 cursos de graduação regulares, além de cursos a distância e cursos técnico-profissionalizantes e de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado). O ingresso em seus cursos ocorre por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM/Sisu) e do vestibular seriado (PAES).

(foto: Christiano Jilvan/Divulgação)
(foto: Christiano Jilvan/Divulgação)


Após a recepção e “mensagem de boas vindas” pelo reitor Antonio Alvimar Souza e pela vice-reitora Ilva Ruas Abreu, os estudantes da educação básica se deslocam para uma área do campus onde assistem a espetáculos culturais (apresentados em cima de um pequeno palco) e recebem informações mais detalhadas sobre o ensino superior.

No local, foram montados estandes dos cursos, divididos nas áreas de ciências biológicas e da saúde, sociais aplicadas, exatas e tecnológicas e ciências humanas. No local foram instaladas tendas de outras instituições como a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Exército, além da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Também chama atenção uma “fazendinha”, para a divulgação dos cursos de Agronomia e Zootecnia.

“Sempre ouvimos falar que toda criança precisa estar na escola. Mas, entendemos que precisamos incorporar a isso a mentalidade de que todo jovem tem que estar na universidade”, afirma  o reitor da Unimontes, Antonio Alvimar Souza.

O Projeto “UniDay- Universidade de Portas Abertas” contribuiu para a escolha da futura carreira profissional por parte da estudante Maria Eduarda Gonçalves, de 16 anos, saiu de Bentópolis de Minas, distrito de Ubaí (também no Norte do estado) e deslocou 160 quilômetros para visitar a universidade em Montes Claros. “O que vi aqui me ajudou muito na escolha do que pretendo fazer para chegar a um curso superior”, declarou Maria Eduarda, revelando que optou por tentar o vestibular para uma vaga de Ciências Biológicas.

(foto: Christiano Jilvan/Divulgação)
(foto: Christiano Jilvan/Divulgação)


Ela ainda cursa o segundo ano do ensino médio na Escola Estadual Gustavo Freire, no distrito de Ubaí. Durante a visita, Maria Eduarda conheceu uma exposição de espécies de plantas, animais, microscópios e conversou com os acadêmicos e professores, o que serviu de base para definir a sua condição de “candidata a bióloga”.

Aluna do terceiro ano do ensino médio na Escola Estadual Levi Durães Peres, em MontesClaros, Loren Tatielle Coutinho, de 18 anos, disse que vai tentar dois cursos na Unimontes: Medicina, pelo Programa de Avaliação Seriada (PAES) e Agronomia, pelo ENEM/Sisu. “Medicina é algo mais cultural na nossa sociedade; sonho dos pais e das pessoas de verem um filho “doutor”. Mas os filhos, por sua vez, podem e devem levar adiante suas vontades próprias e Agronomia é uma de minhas vontades”, afirmou a estudante, que se informou mais sobre a área de Agronomia na “Fazendinha” montada no campus.

Outro aluno do ensino médio, Yuri Daniel Niza Vieira, visitou a universidade como integrante da fanfarra da Escola Estadual Simeão Ribeiro (Montes Claros),n que se apresentou durante o “UniDay”. Mas, ele disse que pretende fazer um curso superior sem qualquer ligação com a música.  “Sempre me vi com aptidão para a área de saúde e, com as visitas aos estandes, cheguei à conclusão de que vou tentar pelo PAES (vestibular seriado) uma vaga no curso de Enfermagem da Unimontes”, declarou Yuri.

(foto: Christiano Jilvan/Divulgação)
(foto: Christiano Jilvan/Divulgação)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade