(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

BH tem o dia mais quente e seco do ano em pleno inverno e calor deve aumentar

Termômetros marcaram 35,4°C na tarde desta quinta-feira, superando os 35°C registrados em fevereiro, no verão. Umidade relativa do ar atingiu 15%, o mais baixo do ano. Clima de deserto é de 10%


postado em 12/09/2019 15:27 / atualizado em 12/09/2019 17:19

Calor deve continuar nesta sexta-feira na capital mineira(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Calor deve continuar nesta sexta-feira na capital mineira (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)

Belo Horizonte praticamente virou o deserto do Saara em pleno inverno. Ao menos, o clima está parecido. A temperatura na cidade disparou nos últimos dias até que, nesta quinta-feira, atingiu a maior marca do ano. Nesta tarde, o calor escaldante chegou a 35,4°C, a maior do ano. Superou os 35ºC registrados em fevereiro. E a situação não terá um frescor. Nesta sexta-feira, a previsão é de novo recorde. Junto aos dias quentes, está o tempo seco. A capital mineira teve, ainda, o dia com a menor umidade relativa do ar. Os índices ficaram em 15%, o que pode trazer danos à saúde. O valor considerado ideal é 60%. Para se ter ideia, nos desertos a umidade gira em torno de 10%.

Maiores temperaturas no ano


  • Janeiro – 33,8º C
  • Fevereiro – 35ºC
  • Março – 32,7ºC
  • Abril – 31,6ºC
  • Maio – 30,4ºC
  • Junho – 30,1ºC
  • Julho - 30,3ºC
  • Agosto - 30,8ºC
  • Setembro - 35,4ºC
Fonte: Inmet

O inverno em Belo Horizonte está com temperaturas nas alturas, como há muito tempo não se via. Por diversos dias, a máxima registrada ficou acima de 30°C, batendo o recorde de calor da estação em diferentes ocasiões. Segundo o meteorologista Claudemir de Azevedo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a situação não é incomum, mas o calor se adiantou um pouco.

“Geralmente ocorre esses picos de temperatura, mais é mais comum no perído de primavera. Estamos a praticamente 10 dias do fim do inverno. A massa de ar seco persiste, então deve continuar alta (a temperatura). Já tivemos outros invernos com temperaturas altas”, explicou o especialista.

Calor escaldante


Os moradores de Belo Horizonte devem se preparar. O calor vai continuar nesta sexta-feira. O ápice de temperatura aconteceu nesta tarde, como já previsto pelos meteorologistas. Os termômetros dispararam e marcaram 35,4°, superando a marca de 35°C. “Foi por causa desta forte massa de ar seco que ainda está atuando com intensidade. Nesta sexta-feira, vai continuar quente, inclusive com a possibilidade de chegar a 36°C”, afirmou Claudemir Azevedo.

O deserto é aqui


Além do calor, os moradores de Belo Horizonte precisam conviver com a baixa umidade relativa do ar. A cidade teve a menor marca do ano. Os índices atingiram 156%, o que pode trazer danos aos seres humanos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera índices entre 21% e 30% como estado de atenção; entre 12% e 20%, de alerta, e abaixo de 12%, estado de emergência. A umidade relativa do ar ideal é 60%.

A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta para a baixa umidade até sexta-feira. Com o tempo seco, alguns cuidados devem ser tomados pelos moradores para evitar danos à saúde. O período recomendado para a prática de atividades físicas é antes das 10h e após as 17h. Outras orientações são usar roupas leves, fazer refeições frugais, incluindo frutas e verduras, além de usar sombrinha ou guarda-chuva para andar nas ruas no período mais quente. A hidratação deve ser reforçada para as crianças, com a ingestão de bastante líquido.

Os idosos também exigem atenção, pois são suscetíveis a problemas respiratórios. Para reduzir as consequências do clima seco, a receita é investir na hidratação, consumindo muitos líquidos e lavando o nariz com soro fisiológico, além de hidratar a pele.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)