(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Temperatura nas alturas: BH volta a ter o dia mais quente do inverno

A capital mineira também registrou o dia mais seco do ano. A Defesa Civil Municipal emitiu um alerta para a baixa umidade que deve continuar nos próximos dias


postado em 04/09/2019 15:10 / atualizado em 04/09/2019 16:41

Temperatura voltou a superar os 33°C nesta quarta-feira(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Temperatura voltou a superar os 33°C nesta quarta-feira (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)

O calor não dá trégua em Belo Horizonte. Pelo segundo dia consecutivo, e a terceira vez na semana, a capital mineira tem o dia mais quente do inverno. Os termômetros, por volta das 15h desta quarta-feira, marcaram 33,7ºC na Região da Pampulha, superando a marca dessa terça-feira, de 33,6ºC. A cidade também registrou o dia mais seco do ano. A Defesa Civil Municipal emitiu alerta para a baixa umidade relativa do ar, que deve seguir com índices preocupantes até, no mínimo, essa quinta-feira.

De acordo com Claudemir de Azevedo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura foi registrada por volta das 14h. “A marca foi batida na Estação Pampulha. Na estação meteorológica do Bairro Santo Agostinho, ficou em 33,3°C”, explicou.

No início desta semana, os termômetros marcaram 33°C no domingo, que teve a marca do dia mais quente do inverno. A expectativa era que a marca fosse batida na segunda-feira. Mas a temperatura caiu e a máxima na cidade foi de 31°C. Nessa terça-feira, o calor veio de vez. Em todos os pontos da cidade a sensação foi de tempo abafado. Na Pampulha, a marca chegou a 33,6°C. Já na estação meteorológica do Bairro Santo Agostinho, na Região Centro-Sul da capital mineira, os termômetros marcaram 33,1°C.

A frente fria que está no litoral de São Paulo deve dar um pequeno alívio no calor. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a nebulosidade vai aumentar e provocar uma queda na temperatura máxima. Mesmo assim, os termômetros ainda vão superar os 30ºC. “O aumento da nebulosidade vai acontecer na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Sul de Minas, Campo das Vertentes, e Zona da Mata. Em BH não temos previsão de chuva, já nas outras três regiões, podemos ter temporais localizados”, disse.

As temperaturas devem cair, gradativamente, durante a semana. Mas, não deve fazer frio. “A previsão para Belo Horizonte para esta quinta-feira é de temperatura máxima de 30°C. Teremos um ligeiro declínio e deve cair durante a semana. No final de semna deve chegar a 27°C”, explicou o Claudemir Azevedo.

O calor é característico de setembro, mês de transição do inverno para a primavera. Segundo o Inmet, a climatologia, com base em ao menos 30 anos de observação, mostra que entre setembro e outubro temos, tradicionalmente, as maiores temperaturas da temporada. Isso ocorre porque não chove nesta época há muito tempo e há pouca nebulosidade. Isso também faz com que os índices de umidade fiquem críticos. Podem ocorrer temporais nesta época do ano, mas ainda não há previsão nesse sentido.

Tempo seco


Além do calor, moradores da capital mineira têm convivido com o tempo seco. Nesta quarta-feira, tivemos a menor marca do ano, com 18%.  A Defesa Civil emitiu um alerta para a baixa umidade até quinta-feira. “Hoje tivemos registro de umidade de 18% na Região da Pampulha. Já na Região Centro-Sul, foi  25%. Esta quarta-feira, foi o dia mais seco do ano”, comentou o meteorologista. “Vai aumentar nos próximos dias, chegando a ficar acima de 40%”, disse o especialista.

 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera o índice entre 21% e 30% como estado de atenção; entre 12% e 20%, de alerta, e abaixo de 12%, estado de emergência. O índice considerado ideal é de 60%.

Com o tempo seco, alguns cuidados devem ser tomados pelos moradores para evitar danos à saúde. O período recomendado para a prática de atividades físicas é antes das 10h e após as 17h. Outras orientações são usar roupas leves, fazer refeições frugais, incluindo frutas e verduras, além de usar sombrinha ou guarda-chuva para andar nas ruas no período mais quente. A hidratação deve ser reforçada para as crianças, com a ingestão de bastante líquido.

Os idosos também exigem atenção, pois são suscetíveis a problemas respiratórios. Para reduzir as consequências do clima seco, a receita é investir na hidratação, consumindo muitos líquidos e lavando o nariz com soro fisiológico, além de hidratar a pele.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)