(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

BH tem o dia mais quente do ano e temperatura chega a quase 35ºC

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a máxima ficou em 34,7ºC. Defesa Civil emitiu alerta para pancadas de chuva ainda nesta segunda-feira


postado em 25/02/2019 16:28 / atualizado em 25/02/2019 16:48

Após o forte calor, capital mineira poderá ter chuva nesta segunda-feira(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A.Press)
Após o forte calor, capital mineira poderá ter chuva nesta segunda-feira (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A.Press)

O calor em Belo Horizonte está intenso nos últimos dias com temperaturas acima de 30ºC. Nesta segunda-feira, não foi diferente. Os termômetros chegaram a quase marcar 35ºC. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a máxima ficou em 34,7ºC, a maior registrada em 2019. Superou esse domingo, quando a capital mineira teve 33,8ºC. A trégua deve vim com a chuva prevista para hoje e esta terça-feira.

Segundo o meteorologista Claudemir de Azevedo, do Inmet, o calor deve dar uma trégua. “O forte calor se deve a uma intensa massa de ar seco e quente que atua em Minas Gerais. Consequentemente provoca essas altas temperaturas. A perspectiva dos próximos dias é termos uma diminuição do calor em virtude das pancadas de chuva. Inclusive, devemos ter precipitações nesta segunda-feira”, explicou o especialista.

A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta para a possibilidade de chuva com acumulado entre 20 e 40 milímetros. O comunicado é válido até 8h de terça-feira. A precipitação deve ser acompanhada de raios e rajadas de vento em torno de 50 quilômetros por hora.

Devido aos riscos, a  Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil recomenda evitar áreas de inundação e não trafegar em ruas que podem alagar, não passar próximo aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva, pois o seu nível pode se alterar rapidamente podendo acarretar transbordamentos.
Nesta época do ano, de muita ventania e raios, a Defesa Civil ainda adverte para que a população não se abrigue e estacione veículos debaixo de árvores, pois elas podem cair e causar graves acidentes. Atenção especial também em áreas de encostas e morros.

Interior de Minas


O calor também é sentido por moradores de cidades do interior de Minas Gerais. Nesta segunda-feira, as temperaturas chegaram a 39,5ºC em Araçuai, na Região do Jequitinhonha. “Nesta terça-feira, a previsão é que cidades da região do Jequitinhonha e Norte de Minas tenham temperaturas próximas de 38ºC. A mínima no estado deve ficar em torno de 15ºC, em cidades do Sul de Minas”, afirmou Claudemir de Azevedo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)