(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Minas registra dia mais frio do ano nesta quarta-feira

Termômetros no Sul de Minas ficaram abaixo de 5ºC durante a madrugada


postado em 22/05/2019 16:00 / atualizado em 22/05/2019 19:22

Monte Verde registrou 4,4ºC durante a madrugada(foto: Jair Amaral/EM)
Monte Verde registrou 4,4ºC durante a madrugada (foto: Jair Amaral/EM)

A hora de tirar o cobertor do armário chegou. Durante esta semana, Minas Gerais tem registrado as menores temperaturas do ano. Na madrugada desta quarta-feira, Monte Verde registrou 4,4°C. O distrito de Camanducaia, no Sul de Minas bateu o recorde do ano que havia sido registrado ontem, com 5,1°C.

Os registros são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que armazena os dados para a média histórica. Contudo, em Maria da Fé, também no Sul de Minas, uma estação meteorológica, do geólogo William Siqueira, registrou temperatura menor, de 1,9°C. De acordo com ele, a estação fica no Bairro Reserva, uma área rural a 10 quilômetros da cidade, com cerca de 1500 metros de altitude, o que favorece no registro do frio.

Em Belo Horizonte, a temperatura mínima nesta quarta-feira foi de 14,1°C e a máxima 28°C. Além da baixa temperatura à noite, o tempo ainda tem ficado quente e seco durante o dia. Nesta terça-feira, a Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta de baixa umidade do ar com validade até esta quarta, às 18h. Isso por causa da massa de ar seco que circula na região metropolitana. Os baixos índices de umidade relativa do ar devem girar em torno de 30% durante a tarde nesta semana.

De acordo com o Inmet, o frio noturno é causado pela amplitude térmica durante o dia e perda de radiação durante a noite. “O céu de maio costuma ser muito limpo e esfria mais a noite”, explica Jorge Moreira. Segundo o meteorologista, é provável que tenhamos outras temperaturas baixas em Minas, principalmente no fim de semana. “Por enquanto os dias aquecem, na sexta-feira devem ser formadas áreas de instabilidade, podendo ter chuvas fracas em pontos isolados”, disse.

*Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)