(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Veja perguntas e respostas sobre a vacina contra a gripe; imunização tem nova etapa

Campanha de imunização entra em nova fase hoje, com doses à disposição de todo o público-alvo. Expectativa é alcançar 6 milhões de pessoas em Minas, 870,4 mil em BH


postado em 22/04/2019 06:00 / atualizado em 22/04/2019 07:22

Expectativa das autoridades é imunizar 6 milhões de pessoas(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press - 13/06/2018)
Expectativa das autoridades é imunizar 6 milhões de pessoas (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press - 13/06/2018)

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe entra em uma nova fase hoje. Na primeira etapa, que teve início em 10 de abril, foram priorizadas as crianças, gestantes e puérperas, que são grupos mais vulneráveis às complicações causadas pela influenza e apresentam, nos últimos anos, índice de cobertura vacinal em queda. Agora, as doses estarão a disposição também dos outros grupos do público-alvo. Em Belo Horizonte, a população poderá procurar os 152 postos de saúde para receber o imunizante. A capital mineira já registrou uma morte de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) provocada por H1N1, vírus da gripe prevalecente nesta temporada.

De hoje a 31 de maio, quando termina a campanha, poderão procurar as unidades básicas do Sistema Único de Saúde (SUS) para tomar a vacina gratuitamente os trabalhadores da área da saúde, indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade. As crianças, gestantes e puérperas também podem ir aos postos nesta etapa. A atualização da imunização contra outras doenças pode ser feita, por isso, é essencial levar o cartão de vacina. Minas Gerais terá que vacinar 6 milhões de pessoas para alcançar a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. Em Belo Horizonte, por sua vez, a meta é imunizar 870,4 mil moradores.

Neste ano, o vírus H1N1, que provocou uma pandemia mundial em 2009, voltou a assombrar moradores de Belo Horizonte. A cidade registrou uma morte de síndrome respiratória provocada por H1N1, divulgada na semana passada. O paciente era um homem de 62 anos, que perdeu a vida em 17 de março. A capital concentra 69% do total de casos de SRAG por influenza registrados em Minas Gerais nessa temporada da gripe.

Boletim epidemiológico divulgado na última semana mostra a situação em Minas. Desde o início deste ano, foram 13 casos de SRAG provocados pelos vírus influenza, nove somente em Belo Horizonte. Desses, 11 foram decorrentes de infecções do H1N1. Outros dois casos foram provocados por influenza A não subtipado e um por influenza B. No período, foram notificadas 41 mortes por SRAG, aproximadamente 9% do total dos casos registrados da síndrome, mas os exames só mostraram a presença de vírus respiratório associado ao caso do paciente que morreu na capital mineira.

PROTEJA-SE
Quem pode tomar a vacina contra a gripe pelo SUS

» Crianças seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias)
» Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade em medidas socioeducativas
» Gestantes
» Mulheres até 45 dias depois do parto
» Mulheres e homens com 60 anos ou mais
» Trabalhadores da área de saúde
» Povos indígenas
» Pessoas privadas de liberdade
» Portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais que comprometam a imunidade
» Professores de escolas públicas ou privadas

INFORMAÇÃO SEGURA

É possível pegar gripe pela vacina?
Não. A vacina contra a gripe é feita com o vírus morto. Portanto, é 100% segura e incapaz de provocar a doença nas pessoas que são vacinadas.

Aplicada em gestantes, a vacina faz mal para o bebê?
Pelo contrário. É muito importante a vacinação das grávidas, pois quando a mãe é vacinada o bebê também fica protegido.

A gripe pode matar?
Se não for tratada a tempo, a gripe pode causar complicações graves e levar à morte, principalmente nos grupos de alto risco, como pessoas com mais de 60 anos, crianças menores de 5 anos, gestantes e doentes crônicos.

Gripe e resfriado são doenças diferentes?
Embora os sintomas sejam muito parecidos, os vírus que causam a gripe e o resfriado são diferentes. A gripe é uma doença mais grave, que causa febre alta, dores musculares, dor de cabeça, dor de garganta e exige mais cuidados para não provocar pneumonia. Já o resfriado é mais brando e dura menos tempo.

A única forma de prevenir a gripe é tomando a vacina?
A vacina contra a gripe é a melhor e mais segura forma de se proteger contra a doença, porém, existem outras medidas importantes que ajudam na prevenção:

•Lavar e higienizar as mãos com frequência

•Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talher, copo e garrafa

•Evitar tocar mucosas do olho, nariz e boca

•Ter boa alimentação e beber bastante líquido

•Evitar contato com pessoas que estejam com sintomas da gripe

•Manter a casa bem arejada

É preciso tomar a vacina todos os anos?
Sim. Por dois motivos: primeiro, porque a imunidade da vacina se mantém por um período de aproximadamente 12 meses; segundo, porque a cada ano há vírus diferentes circulando, que causam tipos diversos de gripe. A fórmula é produzida a partir dos que estão mais propensos a aparecer durante o período de vacinação.

Fonte: Ministério da Saúde e Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)