(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

BH tem chuva de granizo após mais um dia com calor acima de 34ºC

Com o calor excessivo, regiões da capital mineira já registraram queda de granizo. A Defesa Civil municipal emitiu um alerta para pancadas de chuva


postado em 26/02/2019 15:25 / atualizado em 26/02/2019 18:54

Temporal deve atingir Belo Horizonte no fim da tarde e início da noite(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A.Press)
Temporal deve atingir Belo Horizonte no fim da tarde e início da noite (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A.Press)
Moradores de Belo Horizonte e de cidades da região metropolitana foram surpreendidos por um temporal acompanhado de granizo nesta terça-feira. Durante a chuva, com ventos que atingiram até 56 quilômetros por hora, foram registradas quedas de energia na Região Centro-Sul da capital mineira, que deixaram sinais desativados e trânsito lento. A Defesa Civil municipal emitiu um alerta válido até esta quarta-feira. A precipitação veio depois de mais um dia quente em BH. Os termômetros marcaram 34,5ºC, se aproximando do recorde registrado na segunda-feira, que foi de 34,7ºC.

A queda de granizo aconteceu em diversos bairros. No Califórnia, segundo os moradores, a chuva de granizo foi rápida. Pequenas pedras de gelo atingiram a região. O mesmo aconteceu na Via Expressa, entre Belo Horizonte e Contagem. Os ventos fortes também atingiram diversos bairros da cidade. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a rajada de vento atingiu 56 km/h entre 15h e 16h, na Pampulha. No Bairro Dona Clara, que fica na região, uma árvore caiu e atingiu um caminhão na Avenida Sebastião de Brito. Ainda não chovia no momento do incidente.

Árvore cai sobre carro no Bairro Madre Gertrudes (foto: Divulgação)
Árvore cai sobre carro no Bairro Madre Gertrudes (foto: Divulgação)


No Bairro Madre Gertrudes, na Região Oeste de Belo Horizonte, uma árvore caiu sobre um veículo. Uma mulher estava dentro do carro, mas não sofreu nenhum ferimento.

Os ventos fortes deixaram algumas regiões com falta de energia elétrica e também desativaram diversos semáforos ficaram desativados na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Há registros nas avenidas do Contorno, Nossa Senhora do Carmo, na Rua Professor Moraes. Segundo a BHTrans, o trânsito é lento nesses trechos. A Cemig foi acionada. No Anel Rodoviário, uma placa foi arrancada no Bairro Santa Maria, na Região Oeste de BH. Nenhum veículo foi atingido, segundo a Polícia Militar Rodoviária (PMRv).

De acordo com a Cemig, há falta energia em Contagem, na região do Bairro Eldorado; em Belo Horizonte na Região Noroeste (principalmente Bairro Camargos), Região da Pampulha, e nos bairros Sion e Funcionários, na Região Centro-Sul da capital. As situações mais críticas foram registradas na Região Centro-Sul da capital mineira, e no Bairro Industrial, na cidade vizinha. Sobre os semáforos em flash, a companhia afirma que técnicos já estão nas ruas para resolver o problema.



Meteorologia


O tempo instável deve-se à passagem de um sistema pelo litoral da Região Sudeste. “Mais para o fim da tarde e início da noite há a possibilidade de pancadas de chuva. A partir de amanhã (quarta-feira), o tempo ficará fechada com chuva a qualquer momento, devido ao avanço do sistema para o litoral da Região Sudeste”, explicou Anete Fernandes, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Moradores registram queda de pedras de gelo no Bairro Califórnia(foto: Cristiane Dias)
Moradores registram queda de pedras de gelo no Bairro Califórnia (foto: Cristiane Dias)


A Defesa Civil emitiu um alerta no início da tarde desta terça-feira para a possibilidade de queda de granizo durante o temporal. A previsão do órgão é que o acumulado de água fique entre 40 e 60 milímetros. As precipitações devem ser acompanhadas por rajadas de ventos de até 50 quilômetros por hora e descargas elétricas. O aviso vale até a manhã de quarta-feira.

Em caso de granizo, a Defesa Civil recomenda que os moradores procurem um lugar previsto, seguro, onde possa se alojar; não permaneça em áreas abertas como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos; não fique no alto de morros, topo de prédios, torres de linhas telefônicas e de energia elétrica; nunca se abrigue ou estacione debaixo de árvores isoladas; procure estacionar em um local seguro e coberto.

Interior

O tempo também fica instável em praticamente todas as regiões de Minas Gerais. “Por enquanto, o tempo está fechado no Noroeste, na região Central, Oeste e parte da Zona da Mata. A tendência para noite é chuva nas regiões Oeste, Noroeste, Central, Triângulo, e Campos das Vertentes”, explicou Anete. Os sistemas do Inmet já detectaram chuvas em cidades do Sul e Noroeste do estado. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)