(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Com embalo do funk, Praia da Estação comemora nove anos em BH

Praia da Estação é um dos movimentos precursores da utilização dos espaços públicos da capital para o lazer. Isso porque em dezembro de 2009 foi publicado decreto da prefeitura que proibia a realização de ''eventos de qualquer natureza'' na Praça da Estação


postado em 19/01/2019 18:53 / atualizado em 19/01/2019 19:08

O professor Felipe Vieira, de 23 anos, Marcelo Marreiro, de 23 e turma de amigos (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
O professor Felipe Vieira, de 23 anos, Marcelo Marreiro, de 23 e turma de amigos (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
Biquíni, catuaba gelada, funk e muito calor. Haja protetor solar! Neste sábado, a Praia da Estação, na Praça da Estação, na Região Central de BH, comemora nove anos. E, para celebrar em grande estilo, é claro mais uma edição do encontro. Desta vez, a edição teve como tema a música “'Parado no bailão”, funk mineiro que estourou, de MCs L da Vinte e Gury, que coloca muita gente para dançar.

Como não tem ondas nem mar, a água refrescante vem das fontes que levaram os participantes ao delírio em um dia de sol forte na capital mineira. Os pedacinhos de sombras eram os mais concorridos do lugar. “A praia é uma delícia. Venho pelo sol, pela água gelada, pelo rolê”, contou o professor Felipe Vieira, de 23 anos, que frequenta o encontro desde as primeiras edições.

A Praia da Estação é um dos movimentos precursores da utilização dos espaços públicos da capital para o lazer. Isso porque em dezembro de 2009 foi publicado decreto da prefeitura que proibia a realização de “eventos de qualquer natureza” na Praça da Estação. Em resposta ao decreto foi criada a “Praia da Estação”. Após o primeiro encontro, o evento passou a se repetir em todos os verões, tornando-se um movimento importante no calendário belo-horizontino. “Já estamos na temporada 9 deste bailão de resistência popular pela livre ocupação e democratização do espaço público”, descreve nas redes sociais.

A Praia da Estação é um dos movimentos precursores da utilização dos espaços públicos da capital para o lazer(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
A Praia da Estação é um dos movimentos precursores da utilização dos espaços públicos da capital para o lazer (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
“Há cada dia, vejo mais respeito na praia. Antes, se você viesse de sunga, de biquíni para cá, todo mundo horrorizava”, lembrou o amigo Marcelo Marreiro, de 23. E os nove anos já rendeu muitas histórias para contar. “Eu e o Felipe moramos no Barreiro. Teve uma vez que viemos para cá e bebemos com todo o dinheiro que tínhamos, inclusive, o da passagem. Foi então que, do nada, apareceu uma mulher para pentear os nossos cabelos. Começamos a 'trocar ideia' e contamos nossa situação. Ela ficou sensibilizada e deu R$20. E o que fizemos? Compramos mais bebida e ficamos sem dinheiro”, contou Marcelo.

No fim de semana passado, milhares de belo-horizontinos também ocuparam à praça para curtir o verão e dar aquele pontapé inicial na tradicional festa de rua. O tema foi “Meninos de azul e Meninas de rosa” – em resposta a fala da ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos no governo de Jair Bolsonaro, Damares Alves. Além do aspecto político, a praia responde como um dos embriões do carnaval da cidade: “É nosso aquecimento. Carnaval começa agora”, finalizou Felipe.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)