(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

PBH afirma que fontes estarão ligadas durante edição do Praia da Estação

Evento terá ainda ensaio do bloco Alô Abacaxi e promete reunião cerca de 3 mil pessoas na tarde deste sábado


postado em 13/01/2018 13:04 / atualizado em 13/01/2018 13:25

(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press )
(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press )

A Prefeitura de Belo Horizonte confirmou no inicio da tarde deste sábado que as fontes da Praça da Estação, no Centro, ficarão ligadas durante o evento Praia da Estação. De acordo com a assessoria de imprensa da PBH, o chafariz funcionará e não há recomendação para seja interrompido o jorrar das águas durante as comemorações, previstas para começar ao meio dia e durar até a noite. Cerca de três mil pessoas confirmaram presença na edição de hoje.

O período de funcionamento seguirá o mesmo de durante a semana, ou seja, de 12h às 13h30, quando ocorre o desligamento. Depois o chafariz é religado às 14h30 e permanece dessa forma até às 16h30, quando será novamente desligado. Tanto o início como o término ocorrem de forma automática e previamente programada, segundo a PBH.

A Praia da Estação é um dos movimentos precursores da utilização dos espaços públicos da capital para entretenimento. O Praia também responde como um dos embriões do carnaval da cidade. Para o evento de hoje, os organizadores chamam a atenção para o caráter político do ato de ocupar as ruas de BH e a necessidade de cuidar do local.

“A Praia é uma manifestação político, artístico, cultural, sensual, performática, sem líderes, coletiva, colaborativa, 'closeira' que não é obrigada a nada!”, afirmam os organizadores na página do evento no Facebook.

O movimento também faz críticas ao prefeito Alexandre Kalil (PHS), que, segundo ele, estaria “seguindo a cartilha” do ex-prefeito Marcio Lacerda (PSB), que proibiu eventos na praça, por meio de decreto, mas acabou voltando atrás devido a repercussão negativa. Nesta edição, caso a fonte não fosse ligada, os participantes já programavam protestar contra Kalil.

Sem as fontes, o evento ganhou uma particularidade que é a presença do caminhão-pipa que refresca os participantes. É feita uma vaquinha para contratar o veículo que vem sempre com a presença do "chapolin", responsável por molhar os mais animados.

Sobre o evento de hoje, os organizadores ainda pedem que cada um cuido do lixo e não deixe o resultado do movimento e da tarde de convivência espalhados pelo local.

Alô, Abacaxi!


O bloco Alô Abacaxi anima a Praça da Estação hoje, das 15h às 19h, na primeira edição do ano da Praia da Estação. O ensaio é gratuito. Para curtir o evento é só tirar as roupas de banho do armário e se preparar para a festa. Como toda praia que se preze, a da Praça da Estação conta também com barraquinhas de guloseimas, cerveja, catuaba, água mineral e refrigerante de vendedores ambulantes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)