(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

HC-UFMG suspende exames, consultas e cirurgias a partir dessa segunda-feira

Medida é devido à greve dos caminhoneiros, que a afeta o serviço na unidade de saúde


postado em 27/05/2018 14:32 / atualizado em 28/05/2018 07:22

(foto: Euler Junior/EM/D.A Press )
(foto: Euler Junior/EM/D.A Press )

A paralisação dos caminhoneiros já começa a afetar serviços essenciais em Belo Horizonte. Devido ao desabastecimento que afeta o Brasil, o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG) informa que, a partir dessa segunda-feira, estão suspensos exames, consultas e cirurgias eletivas (agendadas). A decisão está em acordo com a Secretaria Municipal de Saúde.

O hospital justificou a medida pela necessidade de racionalizar os insumos existentes e garantir a assistência aos pacientes internados, em situação de urgência e emergência, além de atendimentos essenciais como quimioterapia. A situação com a greve atinge os estoques de alimentos, materiais médico-hospitalares, medicamentos, e ainda o deslocamento dos profissionais da unidade de saúde.

Segundo o comunicado oficial, "a direção do HC-UFMG reafirma o seu compromisso com a sociedade de prestar assistência segura e de qualidade e espera contar com a compreensão e apoio da população, neste momento. A instituição informa que está vigilante e promovendo todas as ações necessárias a fim de minimizar os impactos aos seus pacientes."

Em outras instituições de saúde, a situação é parecida. A Unimed-BH divulgou a implantação de medidas de contingência devido ao problema com a greve dos caminhoneiros. Na rede hospitalar, serão priorizados os atendimentos de urgência e emergência, em detrimento das cirurgias eletivas. Nas maternidades, até o momento, os atendimentos permanecem assegurados, tanto para urgência como para os partos agendados.

Nos ambulatórios próprios da Unimed-BH, as consultas estão mantidas, sendo que exames e procedimentos já marcados poderão ser reagendados conforme o estoque de materiais e a viabilidade de reposição dos mesmos. Quem tem consulta marcada deve confirmar a disponibilidade diretamente no consultório.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)