(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Primeiro dia de vencimento do IPVA tem filas e congestionamento do sistema no Detran

Na sede do Detran-MG, na João Pinheiro, congestionamento do sistema atrasou procedimento. Situação foi normalizada no fim da manhã


postado em 10/01/2018 12:27 / atualizado em 10/01/2018 12:58

Contribuintes são encaminhados a uma simulação para escolher a melhor forma de pagamento. Em seguida, vão para o guichê fazer a quitação(foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press)
Contribuintes são encaminhados a uma simulação para escolher a melhor forma de pagamento. Em seguida, vão para o guichê fazer a quitação (foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press)
O primeiro dia de vencimento do IPVA 2018 lotou a sede do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), na Avenida João Pinheiro, Região Centro-Sul da capital, na manhã desta quarta-feira. Alguns contribuintes enfrentaram mais de uma hora no local. Além disso, houve um atraso de cerca de duas horas no atendimento por conta da falta de internet no local. 

Esta quarta-feira também marca o início do pagamento do imposto, multas e outros débitos de veículos – desde que cobrados pelo Estado – com cartões de crédito e débito. No crédito, é possível parcelar em até 12 vezes. No entanto, sem internet, houve atraso no procedimento. O Detran-MG abriu às 8h. Segundo a assessoria de imprensa do departamento, houve uma sobrecarga do sistema apenas na unidade da João Pinheiro.

Os proprietários de veículos que chegavam ao local eram orientados a procurar o Coordenação de Infrações e Controle do Condutor (CICC), na Avenida Bernardo Guimarães, para realizar o procedimento. Por volta das 10h20, o sistema havia se estabilizado e continuava operando normalmente por volta do meio-dia. Houve distribuição de senhas. 

Os donos de carros quitarão os débitos direto nos guichês de atendimento do Detran, ou nos 108 postos de arrecadação no estado, a maioria funcionando em centro de formação de condutores (autoescolas). Chegando à unidade, o motorista passa por um guichê onde é possível fazer a simulação de quanto ele pagará em caso de parcelamento ou à vista. Após escolher, ele é direcionado a outra fila para fazer o pagamento no balcão. 

Exemplo de simulação realizada nos postos do Detran com opções de parcelamento(foto: Larissa Ricci/EM/DA Press)
Exemplo de simulação realizada nos postos do Detran com opções de parcelamento (foto: Larissa Ricci/EM/DA Press)


Em entrevista coletiva concedida nesta manhã, a vice-diretora do Detran-MG, Andréa de Souza Abood, e o coordenador de Administração de Trânsito, delegado José Marcelo de Paula Loureiro, informaram que, até as 11h, a sede da Avenida João Pinheiro e o CICC da Bernardo Guimarães haviam realizado 70 atendimentos. O volume de pessoas ainda aumentou por conta dos motoristas de veículos de placas com finais diferentes que foram ao Detran buscar informações sobre o pagamento. O Detran também afirma que a intenção é disponibilizar o pagamento por cartão em todas as unidades do estado em 90 dias. 

O coordenador de Administração de Trânsito, delegado José Marcelo de Paula Loureiro, e a vice-diretora do Detran-MG, Andréa de Souza Abood, em coletiva de imprensa nesta manhã(foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press)
O coordenador de Administração de Trânsito, delegado José Marcelo de Paula Loureiro, e a vice-diretora do Detran-MG, Andréa de Souza Abood, em coletiva de imprensa nesta manhã (foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press)


Saiba mais


O Detran pede que os contribuintes imprimam as guias de pagamento do IPVA com antecedência e procurem um posto próximo de casa. Nos postos, eles serão orientados sobre o procedimento e direcionados para executar o parcelamento de acordo com seu interesse. 

“O Detran-MG ressalta que os custos da operação variam conforme a opção de parcelamento escolhida pelo cidadão, que será informado no momento da transação sobre os valores. A opção de parcelamento é uma operação de crédito a ser contratada pelo cidadão junto às empresas credenciadas”, explicou o Detran em nota divulgada ontem. Segundo o órgão, a operação estará sujeita a juros praticados pelo mercado a serem pagos à operadora do cartão. “A empresa credenciada realizará o pagamento dos débitos à vista para os cofres públicos, possibilitando ao cidadão regularizar a situação do veículo”.

Para não perder viagem, principalmente os donos de veículos com placas finais 1 e 2, que só têm hoje para pagar a primeira parcela do imposto, ou a cota única, devem ter em mãos os documentos de identificação e as guias de pagamento de multas, IPVA, taxa de licenciamento e seguro Dpvat, para o rápido procedimento de quitação dos débitos.

Veja os postos que vão funcionar para parcelamento na capital


»  Detran-MG, Avenida João Pinheiro, Centro de BH;

»  CFC Estrada Real, Avenida Doutor Cristiano Guimarães, 2.403, Planalto, Região Norte de BH;

»  CFC Estrada Real, Rua Américo Martins da Costa, 520, 
Providência, Norte

»  CFC Emerson Ltda, Avenida Saramenha, 1.560, Guarani, Norte;

»  CFC Freeway, Avenida Contagem, 693, Santa Inês, Leste

»  CFC São Bernardo, Rua Guararapes, 1.298, Pindorama, Noroeste;

»  CFC Boston Me, Rua Major Delfino de Paula, 2.003, 
São Francisco, Pampulha;

»  CFC Fenix Belo Horizonte, Rua Niquelina, 458, 
Santa Efigênia, Leste;

»  CFC Avelar, Rua Pomba, 620, Goiânia, Nordeste;

»  CFC Nova Vip Eireli, Rua Professor Amílcar Viana Martins, 35, Jardim Vitória, Nordeste;CFC Rocha, 

»  Avenida Afonso Vaz de Melo, 435, Barreiro;

»  Centec, Avenida Barbacena, 58, Barro Preto, Centro-Sul.

(Com informações de Landercy Hemerson)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)