
Ministrado pela primeira vez no Brasil, o treinamento tem viabilizado o repasse aos guardas da experiência do uso das bicicletas pela polícia de Chicago e dos principais fundamentos do ciclopatrulhamento policial, de forma mais ampla, conferindo aos participantes a certificação internacional Police Cyclist Certification.
A opção por veículos não motorizados vem se tornando cada vez mais comum entre órgãos de segurança pública. O policial norte-americano repassou a quatro integrantes do Grupo de Ronda Bike da Guarda Municipal os principais fundamentos do ciclopatrulhamento policial. Lepkowski afirma que o uso das bikes ajudou a diminuir a criminalidade em Chicado.
“A vantagem em relação aos carros é que a bicicleta pode atingir todas as áreas. Por exemplo, há locais com árvores ou garagens onde a bicicleta é muito mais adequada. É uma modalidade que tem crescido em todo o mundo e em BH, devido ao clima tropical do Brasil, é possível usa lá em todas as estações do ano”, afirma o americano.
TECNOLOGIA Craig está aproveitando também para conhecer as quatro bicicletas elétricas que atualmente estão em fase de teste pela Guarda Municipal, que está implantado o modelo “Ultra Mobile Bike”, bicicleta inovadora que possui tecnologia e design italiano e se destaca por utilizar o pedal assistido, considerado apropriado para emprego em locais de relevo acidentado, por poupar o esforço físico dos usuários.
