(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Faixas exclusivas para ônibus serão liberadas para outros veículos nos fins de semana em BH

A medida começa a valer já no próximo sábado, a partir das 14h. A pista exclusiva do Move na Avenida Cristiano Machado poderá ser usada pelos táxis


postado em 19/06/2017 17:28 / atualizado em 20/06/2017 09:14

A medida valerá em fase de teste por 90 dias nos fins de semana(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A.Press)
A medida valerá em fase de teste por 90 dias nos fins de semana (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A.Press)

As faixas exclusivas de ônibus serão liberadas para veículos populares nos fins de semana. A medida foi anunciada pela BHTrans durante coletiva na tarde desta segunda-feira para apresentação do Plano de Ação para o Hipercentro de Belo Horizonte. Outra medida atende a  uma das demandas dos taxistas: a pista exclusiva do Move na Avenida Cristiano Machado poderá ser usadas pelos táxis.

De acordo com o presidente da BHTrans, Célio Freitas Bouzada, a partir do próximo sábado, os veículos poderão circular nos locais onde há faixas exclusivas para ônibus, como na Avenida Pedro II. “A medida vale a partir das 14h de sábado e no domingo, até as 23h59. “Nesse período, há uma redução de 60% a 65% do volume de tráfego nessas áreas”, explicou. Vale esclarecer, que nas pistas exlusivas do Move, como na Antônio Carlos e Cristiano Machado, não será permitida a entrada dos automóveis. O teste será feito durante 90 dias, nos fins de semana.

O outro anúncio agrada principalmente aos taxistas. Foi adiantada para a próxima semana a liberação dos táxis na pista exclusiva da Avenida Cristiano Machado. A previsão era de os testes se iniciarem em 3 de julho. Nas avenidas Antônio Carlos e Pedro I, a passagem dos veículos já foi liberada de forma definitiva depois de testes.

As pistas do Move das Avenidas Antônio Carlos e Pedro I, que eram chamadas de exclusivas para ônibus, vão passar a receber, de forma definitiva, os veículos do Serviço de Táxi de Belo Horizonte. Os testes feitos nos últimos três meses com a circulação de ônibus e os carros dos taxistas foram positivos, o que levou a BHTrans a liberar a passagem nesses dois trechos. Na Avenida Cristiano Machado, outra demanda dos profissionais, os testes vão começar em 3 de julho.

A entrada dos táxis na área exclusiva dos ônibus era uma demanda antiga dos taxistas e é considerada uma vitória para a categoria diante da competição com os aplicativos de transporte, como Uber e Cabify. Os testes realizados pela BHTrans mostram uma diminuição no tempo da viagem e satisfação dos passageiros com a utilização das pistas do Move.

De acordo com Bouzada, novas medidas para os taxistas podem ser anunciadas em breve. “Estamos estudando a circulação dos táxis também nas faixas do Move em outras vias no Centro de Belo Horizonte”, declarou.

RB


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)