(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Táxis poderão circular em definitivo nas pistas do Move da Antônio Carlos e Pedro I

Os testes realizados nos últimos três meses com a circulação de ônibus e os carros dos taxistas foram positivos. Testes começam em 3 de julho na Cristiano Machado


postado em 09/06/2017 16:59 / atualizado em 09/06/2017 18:19

Táxi estavam liberados nas pistas do Move desde março deste ano(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)
Táxi estavam liberados nas pistas do Move desde março deste ano (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)

As pistas do Move das Avenidas Antônio Carlos e Pedro I, que eram chamadas de exclusivas para ônibus, vão passar a receber, de forma definitiva, os veículos do Serviço de Táxi de Belo Horizonte. Os testes realizados nos últimos três meses com a circulação de ônibus e os carros dos taxistas foram positivos, o que levou a BHTrans liberar a passagem nestes dois trechos. Na Avenida Cristiano Machado, outra demanda dos profissionais, os testes vão começar em 3 de julho.

A entrada dos táxis na área exclusiva dos ônibus era uma demanda antiga dos taxistas e é considerada uma vitória para a categoria diante da competição com os aplicativos de transporte, como Uber e Cabify. Os testes realizados pela BHTrans mostram, ainda, uma diminuição no tempo da viagem e uma satisfação dos passageiros com a utilização das pista do Move.

Os táxis começaram a circular nas pistas do Move das avenidas Antônio Carlos e Pedro I em 6 de março. Durantes os últimos três meses, fiscalizações foram feitas por agentes da BHTrans, Guarda Municipal e militares do Batalhão de Trânsito da PM. Foi verificado que a entrada dos táxis nas pistas exclusivas não impactaram as viagens e a velocidade dos ônibus do Move. Apenas um acidente foi registrado, mas sem gravidade, segundo a empresa que controla o trânsito na capital nos 90 dias. Além disso, 26 irregularidades, como embarque e desembarque de passageiros na pista exclusiva, desrespeito aos trechos de entrada e saída e à circulação apenas pela pista da direita, foram registradas.

Foi verificado, ainda, a redução de viagens para alguns pontos da cidade. Por exemplo, entre o percurso entre a Estação Senai, na Avenida Antônio Carlos até o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a corrida ficou 40% menor em relação ao tempo gasto na pista mista.

A liberação foi comemorada pelos taxistas. “Essa medida é muito importante para a categoria, pois trás um conforto e uma comodidade para o cliente, que ganha em tempo e qualidade do serviço. Agora, esperamos circular em outras pistas exclusivas”, afirmou Avelino Moreira Araújo, presidente do Sindicato Intermunicipal dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários, Taxistas e Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens de Minas Gerais (Sincavir).

O maior benefício apontado por Avelino Moreira foi a diminuição no tempo das viagens. “Não conseguimos mensurar sobre aumento ou não de passageiros, mas teve uma média de 20 minutos que enxugou no tempo da viagem, pois o veículo sai do congestionamento e tem uma via mais rápida”, completou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)