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Estado de Minas

Táxis poderão usar faixa exclusiva da Antônio Carlos a partir de segunda-feira

Medida será válida por 90 dias em fase de testes. BHTrans sustenta que tempo de viagem da Lagoinha ao Aeroporto de Confins pode diminuir 40%


postado em 03/03/2017 14:15 / atualizado em 03/03/2017 14:55

Permissão será válida para as avenidas Antônio Carlos e também na continuação das faixas exclusivas na Avenida Pedro I(foto: Cristina Horta/EM/D.A PRESS - 05/02/2016)
Permissão será válida para as avenidas Antônio Carlos e também na continuação das faixas exclusivas na Avenida Pedro I (foto: Cristina Horta/EM/D.A PRESS - 05/02/2016)
A BHTrans marcou para segunda-feira a entrada dos táxis na pista exclusiva do Move das avenidas Antônio Carlos e Pedro I em fase de testes. Somente veículos que estiverem com passageiros poderão transitar nas faixas de concreto em um período inicial de 90 dias, para que a empresa avalie os resultados.

Segundo a BHTrans, já foram realizados testes preliminares com veículos partindo da Estação Senai do Move, primeiro terminal na Avenida Antônio Carlos, até o Aeroporto de Confins, usando tanto a pista mista quanto a pista exclusiva.

A empresa informa que o veículo que passou pela pista dos coletivos gastou 37 minutos para chegar ao terminal em Confins, 40% menos do que aquele que usou o trânsito normal, gastando uma hora e nove minutos.

A empresa acredita que essa possibilidade vai facilitar a vida de quem se destina a locais como o Mineirão e também ao Aeroporto da Pampulha, além do próprio Aeroporto de Confins. Porém, os taxistas terão que se atentar ao limite de velocidade de 60 Km/h ao longo das aveniads Antônio Carlos e Pedro I e 30 Km/h no entorno da Estação Pampulha, terminal que faz a transição entre as duas avenidas.

A entrada dos táxis na área exclusiva dos ônibus é uma demanda antiga dos taxistas e uma vitória da categoria principalmente no momento em que o segmento perdeu espaço para os aplicativos de transporte, como Uber e Cabify.

Já que ainda não há uma decisão judicial que permita a fiscalização dos programas de celular com base na lei municipal que permite apenas taxistas intermediando essas corridas, a entrada desses motoristas na faixa exclusiva passa a ser um diferencial dos táxis contra o trânsito da cidade.


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