(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Água tratada de Governador Valadares está nos padrões do Ministério da Saúde

Resultado preliminar divulgado pelo Ministério Público Estadual aponta que tratamento tem conseguido eliminar os metais localizados na água bruta e sedimentos do Rio Doce


postado em 27/11/2015 21:02 / atualizado em 28/11/2015 19:17

A água tratada de Governador Valadares, Leste do estado, está dentro dos padrões para metais pesados descritos na Portaria 2.914/2011, do Ministério da Saúde. O Ministério Publico de Minas Gerais (MPMG) divulgou nesta sexta-feira o resultado das análises preliminares realizada pela Comissão Técnica Científica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), do campus de Valadares.

Foram examinadas a água bruta do Rio Doce e a tratada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Governador Valadares. Também foram recolhidos sedimentos do rio e no tanque de decantação do Saae.

Para as amostras de água bruta coletadas diretamente no rio e nos sedimentos, constatou-se, preliminarmente, a presença de metais, inclusive os classificados como metais pesados segundo a União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac), os quais estão acima do padrão estabelecido pela Deliberação DNC Copam/CERH-MG.

A comissão de professores da UFJF concluiu que o processo de tratamento da água executado pelo Saae consegue eliminar os metais localizados na água bruta e sedimentos. O parecer científico final dos professores será apresentado na segunda-feira com todas as conclusões acerca das análises laboratoriais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)