(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Bolsa Reciclagem vira lei em Minas

O governo anunciou que o programa será iniciado com um crédito orçamentário de R$ 2 milhões. O recurso será destinado às cooperativas de catadores de material reciclável


postado em 22/11/2011 11:16 / atualizado em 22/11/2011 11:47

 bolsa reciclagem começa em 2012(foto: Edésio Ferreira/EM/DA Press)
bolsa reciclagem começa em 2012 (foto: Edésio Ferreira/EM/DA Press)
A partir do próximo ano, os catadores de material reciclável em Minas Gerais vão ganhar um incentivo financeiro do governo estadual. A lei da Bolsa Reciclagem foi sancionada nessa segunda-feira, durante a abertura do 10º Festival Lixo e Cidadania, no Centro Mineiro de Referência em Resíduos. O governador, Antônio Anastasia (PSDB), anunciou que o programa será iniciado com um crédito orçamentário de R$ 2 milhões.

O recurso  será destinado às cooperativas de catadores de material reciclável e distribuído aos cooperados, de acordo com o volume de material recolhido por cada um. As regras serão estabelecidas por um comitê gestor, que ainda será criado. A ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, e o autor do projeto que originou a lei, deputado Diniz Pinheiro (PSDB), participaram da solenidade de sanção.

De acordo com o vice-presidente da Associação dos Catadores do Papel Papelão e Material Reaproveitável (Asmare), Alfredo Matos, a lei é um incentivo e o reconhecimento do estado e da população sobre a importância do catador de material reciclável. “O que seria da cidade sem os catadores? Eles retiram das ruas aquilo que as pessoas chamam de lixo. A população consome sem limite e vão jogado tudo fora sem se preocuparem com os impactos ao meio ambiente” disse. Conforme Matos, a bolsa é uma grande conquista da categoria, mas ainda não é o suficiente, eles vão lutar para que a profissão seja regulamentada. Atualmente, a Asmare tem 210 associados e dois galpões, onde é feito o manejo do material.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)