(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas DESDE CEDO

Investigação de suspeita de racismo em jogo dos Jogos Escolares de São Luís

Federação Maranhense de Desporto Escolar apura caso de estudante do Iema que relatou ouvir ofensas racistas durante partida de futsal em São Luís


25/05/2023 11:38 - atualizado 25/05/2023 19:35
1499

Imagem de um jogo de futsal
Segundo o aluno, as agressões partiram de torcedores da equipe adversária, pertencente a uma escola particular de São Luís (foto: Gerrit van Keulen/ANP/AFP)


A Federação Maranhense de Desporto Escolar iniciou uma investigação para averiguar um possível caso de racismo ocorrido durante uma partida de futsal nos Jogos Escolares de São Luís. A vítima, um aluno do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), afirmou ter sido alvo de insultos racistas vindos da torcida. O episódio aconteceu no domingo (21), no Ginásio Costa Rodrigues, em São Luís. 

O estudante informou que ouviu gritos e ofensas racistas provenientes da arquibancada, mas não conseguiu identificar os responsáveis devido à quantidade de pessoas presentes e por estar de costas para o público no momento dos ataques. Segundo o aluno, as agressões partiram de torcedores da equipe adversária, pertencente a uma escola particular de São Luís. A escola Upaon-Açu se pronunciou nas redes sociais, afirmando que os árbitros da partida não ouviram nenhum discurso discriminatório de ambas as torcidas, mas irá acompanhar o caso até que tudo seja esclarecido.

A direção do Iema também se pronunciou, repudiando o preconceito sofrido pelo estudante. Após a repercussão do caso, muitas pessoas utilizaram as redes sociais para exigir punições aos envolvidos. A Comissão de Promoção de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Maranhão (OAB-MA) relatou que casos de racismo em ambientes escolares de São Luís têm aumentado, sendo registradas três ocorrências em menos de um mês. Caroline Caetana, da Comissão Igualdade Racial da OAB-MA, explicou que esses casos têm ocorrido com frequência em escolas públicas, mas as instituições privadas também não estão isentas de responsabilidade. 

A Secretaria Municipal de Desportos e Lazer (Semdel) também se manifestou, condenando o ataque e informando que o caso está sendo investigado. Romário Barros, secretário de Desporto e Lazer de São Luís, afirmou que uma reunião será realizada na sexta-feira com todos os envolvidos no caso, incluindo representantes das escolas, árbitros e o coordenador da praça esportiva, para apurar o ocorrido.
O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), também comentou o caso nas redes sociais, garantindo apoio ao aluno vítima de racismo e reforçando o combate à discriminação étnico-racial. O episódio ocorre em meio a outro caso de racismo envolvendo o jogador brasileiro Vinicius Junior na Espanha, onde foi chamado de 'macaco' por torcedores durante uma partida entre Valencia e Real Madrid.

A polícia espanhola deteve sete pessoas suspeitas de crimes de injúria racial e ódio contra o jogador. A ONU pediu ações mais efetivas para prevenir e combater episódios de racismo no esporte e nos governos, destacando a necessidade de ouvir atletas afrodescendentes.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)