(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Home Office

Como manter a internet segura e rápida trabalhando em casa

Conheça métodos simples e rápidos que garantem uma navegação mais segura e rápida, durante o home office


11/12/2020 11:03

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

 
2020 se provou o ano em que quem nunca havia experimentado o home office teve que aprender tudo sobre ele, e quem já usava teve que reinventar sua rotina e aprender a lidar com uma série de novos recursos, necessidades e uma realidade como um todo.

Essa situação pode se manter por um bom tempo ou até mesmo se tornar permanente, dependendo das ideias das empresas, lojas e profissionais. Para isso, é imprescindível saber como garantir uma internet segura e privada para trabalhar de casa. Por sorte, alguns métodos simples podem ser aplicados a qualquer momento.

Métodos para obter conexões mais rápidas e seguras


Autenticação em duas etapas

Segurança vem sempre em primeiro lugar, e por isso a primeira dica de como manter a conexão segura é garantindo que o acesso é seu e somente seu – no máximo, de pessoas da família ou outros devidamente autorizados. Para isso, uma ferramenta básica e já presente em praticamente qualquer site que requer acesso/cadastro é o login em duas etapas.

A ideia é a mais simples possível: ao invés de simplesmente inserir uma senha e entrar, o usuário deve, além da palavra-passe, colocar um método de autenticação secundário, para garantir que é ele mesmo quem está entrando no serviço/aparelho; via de regra, isso se dá pelo envio de um código por SMS ou e-mail.

Gerenciar downloads, plug-ins e outros

Segurança também vai além do mero acesso; tem a ver com o que é feito durante a navegação, especialmente em sites de coletam dados, usam cookies e afins – e estes são a maioria.

Para manter sua conexão segura e a internet veloz, bem como o computador em si, é importante limpar frequentemente os arquivos de cache do navegador, remover arquivos obsoletos e ter certeza de que os plug-ins utilizados não estejam danificando ou retardando os dados da rede.

VPN

Um adendo simples e eficiente para otimizar qualquer conexão é uma VPN, ferramenta que permite, antes de mais nada, criptografar os dados do usuário, tornando-o muito mais protegido de ataques externos ou de eventuais rastreios de IP.

Além do mais, a VPN protege a conexão, pode melhorar sua qualidade técnica e ainda libera o acesso a conteúdo que eventualmente conte com barreira geográfica.

Evitar horários de pico

O home office proporciona alguns confortos, e um deles, em muitos casos, é o de o profissional poder fazer seu próprio horário. Se for o caso, não deixe de analisar quando a conexão está enfrentando um pico de uso – geralmente à tarde e no começo da noite – e evite congestioná-la também.
 
Usar a internet fora do horário de maior fluxo é garantia de mais velocidade ao fazer download, ouvir música, ver vídeos e muitas outras atividades.. 

Fique atento aos golpes


Os golpes na internet aumentaram nesta pandemia por dois grandes fatores. O primeiro é que as pessoas começaram a navegar em computadores e redes pessoais ao trabalhar, acessando documentos vitais sem estar dentro das infraestruturas de TI montadas pelas empresas.

Segundo, com o maior tempo de navegação e até a vontade de ajudar as pessoas, golpes usando termos como coronavírus também explodiram. 

Um pouco de atenção já ajuda bastante na prevenção. Não abra links suspeitos em emails que você não conhece a procedência, monte uma barreira de segurança nos seus aparelhos e plataformas e só baixe arquivos sabendo exatamente o que são e quem os enviou.

Seguindo esses conselhos, a chance de ser vítima de um malware ou pior, de um ransomware - quando todos seus arquivos são roubados e um resgate é pedido - cai bastante.

Veja ainda como se proteger de golpes e crimes clássicos na Internet:
 

Conclusão


Hábitos seguros na internet não precisam necessariamente passar por softwares caríssimos e soluções extravagantes; muitas vezes, o mais simples é o que está faltando para garantir uma conexão mais estável, maior velocidade e menos riscos de segurança.

A ideia básica é ficar atento sempre, não dando brecha para potenciais ataques. Evitar exposições desnecessárias é mais simples do que parece, e muitas vezes não custa nada.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)