(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PROJEÇÃO

Consumo de peru deve crescer neste Natal, comparado com ano passado

Para este Natal e festividades de fim de ano, prevê-se um crescimento de 8,5% em relação a 2021; pesquisa foi feita com 90 empresas do ramo


19/10/2022 08:47 - atualizado 19/10/2022 09:07

Peru de natal
Um dos destaques também foi o peru, que apesar do crescimento pequeno neste ano, está melhor que no período pré-pandemia, em que sua expectativa de crescimento era zero (foto: Freepik/Reprodução)

 

Estado de Minas 

 

Os supermercadistas filiados à Associação Mineira de Supermercados (AMIS) estimam que o consumo de peru deve crescer 3% no Natal neste ano. Para os outros produtos consumidos no Natal e nas festividades de fim de ano, espera-se ainda um crescimento de 8,5% em relação ao ano passado.


A sondagem foi feita com 90 empresas do ramo supermercadista, entre os dias 4 e 13 de outubro, analisando os produtos mais demandados nesse período, os “típicos” de fim de ano.


Antes da pandemia, o setor tinha projetado um crescimento geral de 3,5% (2018 x 2019). Agora, para 2022, o cenário subiu cinco pontos percentuais. Categorias de cervejas, vinhos e carnes, como lombo e pernil, puxam essa média das expectativas, com projeções acima de 10%. Um dos destaques também foi o peru. A previsão de vendas  crescimento pequeno neste ano, mas está melhor que no período pré-pandemia, quando a expectativa de crescimento era zero.

Setor em Minas

No estado, os supermercados somam 10,7 mil lojas e têm faturamento de R$ 63,4 bilhões anualmente, com crescimento de 3,10% em 2021. São 358,7 mil colaboradores empregados de forma direta.

Para este ano (2022) , segundo as projeções dos supermercadistas da AMIS, pelo menos 85 unidades estão sendo abertas no estado com a geração de 9,5 mil novos postos de trabalho. De janeiro a agosto, último mês pesquisado, o crescimento real da demanda no setor ficou em 7,8%.

Fatores de otimismo

Uma parte do otimismo, de acordo com Alexandre Poni, presidente da AMIS, é o fato de a Copa do Mundo - que vai coincidir com o verão brasileiro, o que aumenta o consumo de bebidas - acontecer no final do ano, período em que naturalmente há um aumento de consumo dos produtos em geral.


Para atender a essa maior demanda de compras, os supermercados preveem também uma maior taxa de contratação com vagas temporárias para reforçar o atendimento. Ainda de acordo com a AMIS, 5,1 mil profissionais devem ser contratados temporariamente neste ano.


As vagas para novos colaboradores estão abertas diariamente, mas o setor passa por grandes dificuldades de preencher esses postos de trabalho, mesmo sem exigir experiência. As principais funções são de atendimento, embaladores, operadores de caixa, repositores e para áreas de açougue e padaria. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)