(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TELEFONIA

Senado aprova projeto que permite acúmulo de saldo mensal de telefonia

Medida vale para saldo não utilizado das franquias de serviços de telefonia celular, internet e mensagens de texto; proposta segue para a Câmara dos Deputados


10/08/2022 17:23 - atualizado 10/08/2022 18:12

Pessoa utiliza smartphone
Mudança vale para saldo não utilizado de serviços de telefonia celular, internet e mensagens de texto (foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (10/8) uma proposta que prevê que usuários de telefones celulares tenham o direito de acumular o saldo não utilizado para os meses seguintes.

O projeto de lei foi analisado em caráter terminativo pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado e, se não receber nenhum recurso, segue direto para a Câmara.

 

A proposta altera a Lei Geral de Telecomunicações (Lei 9.472, de 1997) e é de autoria do senador Telmário Mota (PROS-RR). Ela foi aprovada em bloco, junto com outros projetos, por oito votos a favor e nenhum contrário.

 

O PLS 431/2018 vale para o saldo não utilizado das franquias de serviços de telefonia celular, internet e mensagens de texto. Atualmente, quando o usuário não utiliza todos os minutos de ligação e dados móveis previstos no plano em um mês, ele não tem direito ao excedente no mês seguinte. Porém, no caso contrário, quando extrapola o limite, é necessário pagar a mais.

 

Essa foi a justificativa do relator da proposta na CCT, o senador Acir Gurgacz (PDT-RO), que afirmou que a mudança visa “proteger os interesses econômicos do consumidor e evitar práticas e cláusulas abusivas no fornecimento de produtos e serviços”.

“Quando o usuário extrapola o limite mensal contratado ele é obrigado a adquirir pacotes adicionais. Por outro lado, quando o consumidor não utiliza integralmente as quantidades contratadas, ele perde o direito de utilizar os saldos no futuro, o que não é justo”, disse o senador.

 

O senador afirmou que a mudança não será difícil de se implementar, já que as empresas de telecomunicação já monitoram o consumo dos usuários, inclusive para a cobrança dos pacotes.

 

*Estagiária sob supervisão 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)