(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas DIFICULDADES FINANCEIRAS

Relembre companhias aéreas brasileiras que encerraram operação no Brasil

Nos últimos 20 anos, pelo menos seis empresas deixaram de voar por dificuldades financeiras


20/12/2021 17:14 - atualizado 20/12/2021 17:45

Avião da Varig
A Varig operou no Brasil até 2005 (foto: Euler Junior/EM/D.A Press - 30/07/2008)
A Itapemirim Transportes Aéreos (ITA) não é a primeira companhia aérea a enfrentar dificuldades na operação de voos no Brasil. Nos últimos 20 anos, pelo menos seis empresas tiveram que encerrar suas operações no país por dificuldades financeiras.

 

 


A Itapemirim, que começou a operar em junho de 2021, pegou milhares de passageiros de surpresa ao anunciar, na sexta-feira (17/12), a suspensão de todos os seus voos por tempo indeterminado

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu a licença da companhia, que não pode mais operar voos no país. Além disso, exigiu que a empresa aérea preste assistência aos clientes que compraram passagens com a companhia, com a reacomodação em voos de outras companhias. 
  
Outras empresas aéreas também deixaram de operar no Brasil em razão de dificuldades financeiras. Relembre algumas delas.

Varig


Fundada em 1927, a Viação Aérea Rio-Grandense (Varig) chegou a ser a principal companhia do Brasil e uma das maiores do mundo.

Criada pelo alemão Otto Ernest Meyer, a expansão da empresa aconteceu nos anos 1940 com voos internacionais na América do Sul. Em 1955, surgiram os voos para os Estados Unidos.

A companhia aérea se destacava pela qualidade do atendimento ao passageiro, que chegou a ser premiado como o melhor do mundo em 1979 pela revista americana “Air Transport World”. 

Porém, a partir da década de 1990, a Varig começou a ter prejuízo em seu balanço financeiro após a entrada, no país, de novas companhias estrangeiras. No início dos anos 2000, o crescimento da TAM e a entrada em operação da GOL no mercado acirraram a concorrência na aviação doméstica.

Em 2005, a companhia entrou em recuperação judicial e, dois anos depois, foi vendida para a GOL. A falência da Varig foi decretada em 2010.

Vasp


A Viação Aérea São Paulo (Vasp) foi fundada em 1933 por um grupo de empresários de São Paulo. 

A companhia enfrentou dificuldades logo no início e, em 1935, foi estatizada pelo governo de São Paulo. Na década de 1990, ela foi novamente privatizada. O empresário Wagner Canhedo promoveu uma grande expansão internacional, com voos para a Ásia, Estados Unidos, Canadá e Europa, além de comprar empresas estrangeiras.

Esse crescimento, porém, foi muito maior que a capacidade da empresa. Em crise financeira, ela atrasou pagamentos e colocou em risco até a manutenção dos aviões. Alguns chegaram a ser proibidos de voar. A situação se agravou e, em 2005, a companhia teve sua autorização de operação cassada e deixou de voar. Três anos depois, a falência foi decretada. 

Transbrasil


Criada originalmente em 1955 com o nome de Sadia Transportes Aéreos, a empresa surgiu para transportar carne fresca de Santa Catarina para São Paulo. Com o sucesso da atividade, em 1961, a Sadia comprou a Transportes Aéreos Salvador, ampliando sua participação no mercado aéreo nacional.

A mudança de nome para Transbrasil veio em 1973. A empresa se consolidou como uma das mais importantes do país até a década de 1980, quando o Brasil enfrentava crises financeiras que afetaram o setor. O dono da empresa, Omar Fontana, chegou a entrar na justiça contra o governo e a Transbrasil sofreu uma intervenção federal. Quando retomou o controle, Fontana encontrou uma empresa ainda mais debilitada.

Nos anos 1990, a companhia apostou em voos internacionais para se recuperar, mas a situação não melhorou. Em dezembro de 2000, com a morte de Omar Fontana, a crise na empresa se agravou. Um ano depois, a companhia teve sua falência decretada, a pedido da General Electric Capital Corporation, que disse não ter recebido o pagamento de uma dívida de US$ 2,6 milhões, referente a aluguéis de aviões e turbinas.

Avianca Brasil


A Avianca Brasil foi a última empresa aérea a encerrar suas operações no país, em 2019. A empresa entrou em crise no ano anterior, deixando de pagar contratos de arrendamento de aeronaves e motores de sua frota.

A companhia, que chegou a ter 11% de participação no mercado doméstico, acumulou mais de R$ 2,7 bilhões em dívidas e teve sua falência decretada em julho de 2020.

Webjet


A empresa aérea foi criada por executivos do mercado financeiro em 2004, mas começou a operar apenas no ano seguinte. Poucos meses depois de fazer os primeiros voos, a Webjet enfrentou sua primeira crise e chegou a ficar três dias sem operar nenhum de seus 26 trechos.

Em 2007, ela foi comprada pela operadora de turismo CVC, que vendeu a empresa para a GOL em 2011. No ano seguinte, as atividades foram encerradas.


BRA


A Brasil Rodo Aéreo (BRA) foi fundada em 1999 e atuou por seis anos no mercado fretado. Em 2005, passou a fazer voos regulares. Porém, dois anos mais tarde, a companhia pediu à Anac a suspensão de todos os seus voos.

Na época, a BRA tinha 4,6% do mercado doméstico, e operava 315 voos mensais para 26 destinos nacionais e três internacionais. Atualmente, a empresa aérea está em processo de recuperação judicial.

Cruzeiro


Fundada em 1927 como Syndicato Condor, a empresa foi criada por alemães. A Segunda Guerra Mundial trouxe as primeiras dificuldades e a companhia aérea passou a se chamar Cruzeiro do Sul.

Na década de 1940, era uma das mais importantes companhias aéreas brasileiras. Passou a fazer voos internacionais em 1947 e entre os destinos, estavam Nova York e Washington. A crise da empresa veio nos anos 1970, justamente quando Varig, Vasp e Transbrasil atingiram seu auge. Sem conseguir competir, a Cruzeiro acabou sendo vendida para a Varig, em 1975.

Panair


Uma das primeiras companhias aéreas brasileiras, a Panair surgiu em 1929 com uma subsidiária da norte-americana NYRBA (New York-Rio-Buenos Aires), que logo em seguida seria incorporada pela Pan Am. Assim, a empresa também mudou o nome de Nyrba do Brasil para Panair do Brasil.

A empresa chegou a ser a principal companhia aérea brasileira entre 1930 e 1950. O crescimento da Varig ameaçava a empresa e a pressão para transformá-la em totalmente nacional crescia. A Varig queria incorporar a Panair, mas ela acabou ficando com os empresários Celso da Rocha Miranda e Mário Wallace Simonsen.

O governo militar ficou incomodado com a situação e, em fevereiro de 1965, um decreto suspendeu todas as operações da empresa. Os voos que eram operados pela Panair passaram imediatamente para a Varig. A suspensão nunca foi revogada.

Real Aerovias


A Real Aerovias ficou apenas 15 anos em operação, mas chegou a ser a maior companhia aérea brasileira em quantidade de aviões na frota. Fundada em 1945, a empresa se aproveitou do excesso de aviões DC-3 do governo norte-americano para comprar aeronaves a baixo custo e iniciar suas operações. O primeiro voo decolou em 1946.

A expansão da empresa veio no início dos anos 1950, com a compra de diversas outras companhias menores. Com isso, a frota da Real chegou a ter 117 aeronaves. Na época, era a sétima maior frota do mundo, segundo ranking da Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA). Foi a posição mais alta ocupada por uma companhia aérea brasileira.

O crescimento chamou a atenção da Varig, que comprou a empresa em 1961. 
 
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.  


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)