(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas USINA HIDRELÉTRICA DE FURNAS

ANA aprova redução da vazão em Furnas que pode recuperar o lago

Resolução passa a vigorar quando for publicada no Diário Oficial da União (DOU)


23/11/2021 20:27 - atualizado 23/11/2021 20:53

Nível da agua dos lagos de Furnas, na região de Alfenas, Sul de Minas
Nível da agua dos lagos de Furnas, na região de Alfenas, Sul de Minas (foto: Gilson Leite/Esp. EM/DA Press)
A Agência Nacional de Água (ANA) aprovou nesta terça-feira (23/11) uma resolução que reduz em 100 metros cúbicos a vazão na hidrelétrica de Furnas. A medida é tida como uma das opções para recuperar o Lago de Furnas ao fazer com que atinja a cota mínima de 762 metros acima do nível do mar.

A resolução passa a vigorar quando for publicada no Diário Oficial da União (DOU). Ela será válida de 1º de dezembro de 2021 a 30 de abril de 2022. "Estamos nos sentindo aliviados", celebrou o presidente da Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago), Djalma Carvalho, prefeito de Cristais, cidade do Sul de Minas Gerais.

"Estamos restringindo a vazão para manter no lago a água que chega. Não conseguimos controlar o que chega, mas conseguimos controlar o que sai", afirma Vitor Saback, diretor da ANA, que espera que a decisão melhore a situação desse reservatório.

A vazão em Furnas passará a ser de 300 m³/s com a decisão. A reunião da ANA desta terça tratou ainda da redução da vazão da Usina Hidrelétrica Mascarenhas de Moraes, entre as cidades de Ibiraci e Delfinópolis, também do Sul do estado mineiro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)