(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Fim do home office? Empresas planejam retorno aos escritórios até novembro

Pesquisa revela que companhias pretendem voltar ao regime presencial após a vacinação de seus colaboradores


18/08/2021 17:52 - atualizado 18/08/2021 18:50

Uso de máscara será obrigatório para a maioria dos escritórios entrevistados
Uso de máscara será obrigatório para a maioria dos escritórios entrevistados (foto: Reprodução/ Freepik)
O trabalho remoto passou a ser indispensável desde o início da pandemia, mas com o avanço da vacinação no país, as empresas já planejam o retorno aos tradicionais escritórios. Segundo uma pesquisa realizada pela corretora It'sSeg, 62% das companhias pretendem voltar ainda neste ano.
 
Empreendimentos de todo o país participaram do levantamento, que foi realizado entre 26 de julho e 6 de agosto. Ao todo, 81 companhias de todos os portes e segmentos responderam a pesquisa. 
 
Dessas empresas, 62% pretendem que seus colaboradores voltem aos trabalhos presenciais neste ano, sendo que, 40% querem retornar ainda em agosto, 12% em setembro, 24% em outubro, 16% em novembro e 8% em dezembro.
 
Com o avanço da vacinação em todo país e a diminuição do número de mortes e casos de COVID-19, os empresários sentem mais segurança para retornar. Porém, a maioria (82%) afirmou que os colaboradores irão trabalhar de forma híbrida, ou seja, alguns no escritório e outros de casa. Enquanto 16% voltarão totalmente presencial e apenas 2% permanecerão em modelo totalmente home office
 
"Detectamos uma forte tendência do retorno das atividades presenciais ainda neste ano. O progresso da vacinação tem ajudado nessa decisão, combinado ainda com a queda de casos e óbitos por COVID-19. Em toda a pandemia pudemos ajudar nossos clientes com diversas atividades e serviços consultivos e agora não poderíamos deixar de agir diferente. Toda retomada precisa ser feita com muita cautela e é nesse sentido que estamos mais uma vez dispostos a contribuir" explica Thomaz Menezes, presidente da It'sSeg.

Estratégias de retorno

A cautela é um princípio para 64% dos entrevistados, que afirmaram adotar algumas medidas para a volta aos escritórios. Entre as ações, prevalece a volta por faixa etária (35%), área da empresa (34%), pessoas com riscos ou comorbidades (14%), cargo (6%) e outros (14%).
 
Apesar da expectativa e avanço da imunização no Brasil, o cuidado não deve ser esquecido. Na pesquisa, 95% das empresas afirmaram que adotarão medidas de segurança e prevenção no ambiente de trabalho, entre elas, a obrigatoriedade do uso de máscaras (89%), espaçamento entre os lugares/ locais de trabalho (85%), aferição de temperatura (72%) e flexibilização dos horários (54%).

Trabalho presencial

Grandes entidades também já planejam a volta. No início deste mês, o banco Bradesco anunciou que vai iniciar o retorno dos funcionários da sede, em São Paulo, a partir da segunda quinzena de setembro ou outubro. 
 
Atualmente, o Bradesco já adota rodízio e a volta será gradual, aguardando que cada pessoa tenha completado esquema vacinal contra a COVID-19.
 
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) também confirmou o retorno ao trabalho presencial a partir de 1º de setembro. 
 
Segundo o Estadão, alguns funcionários criticaram os procedimentos adotados, principalmente a falta de exigência de vacinação para acessar os escritórios. Entretanto o BNDES informou que "o retorno gradativo se dará após o atendimento dos empregados pelo Plano Nacional de Imunização e sua proteção vacinal". 
 
*Estagiária sob supervisão


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)