(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Araxá aprova lei para construir um Parque Tecnológico na cidade

Projeto contará com espaços de incentivo às atividades científicas, tecnológicas e de inovação realizadas por entidades públicas e privadas


03/08/2021 20:15 - atualizado 03/08/2021 20:47

Proposta de cidade tecnológica pretende estimular a ciência, inovação, tecnologia e o empreendedorismo em Araxá(foto: Prefeitura de Araxá/Divulgação)
Proposta de cidade tecnológica pretende estimular a ciência, inovação, tecnologia e o empreendedorismo em Araxá (foto: Prefeitura de Araxá/Divulgação)
Araxá aprovou a criação de um Parque Tecnológico na cidade. Os vereadores deram sinal verde para um projeto que prevê a novidade, além de medidas de incentivo às atividades científicas, tecnológicas e de inovação realizadas por entidades públicas e privadas no município do Alto Paranaíba.
 
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Juliano Cesar da Silva, a lei visa promover o desenvolvimento econômico, social e ambiental e a melhoria dos serviços públicos municipais para garantir o crescimento de empresas, tornando a cidade ainda mais atrativa para novos investidores.
 
“Pela primeira vez, o município passa a ter de fato uma estrutura administrativa dentro da secretaria para fomentar projetos de inovação, além de uma legislação que vai regulamentar e direcionar esses programas e ações que serão desenvolvidos. Um passo muito importante para a cidade, um pontapé inicial para a implantação do nosso tão sonhado Parque Tecnológico”, elenca.
 
O projeto prevê a criação de espaços como:
 
  • Laboratório da Inovação: será criado para desenvolver a inovação e experimentar e impulsionar soluções inteligentes para os problemas do município;
  • Incubadora de Empresas: vai estimular e apoiar a criação e o desenvolvimento de empresas inovadoras;
  • Centro de Inovação: vai oferecer um conjunto de mecanismos e serviços de suporte ao processo de inovação;
  • Hub de Inovação: um espaço que facilitará a criação de projetos inovadores e tecnológicos e os conecta à comunidade;
  • Parque Tecnológico: complexo planejado para o desenvolvimento empresarial e tecnológico, que abrigará todos os outros espaços.
 
A lei ainda dispõe sobre a criação de outras duas estruturas: o Conselho Municipal de Tecnologia e Inovação - que terá caráter deliberativo e será responsável por formular, propor, avaliar e fiscalizar as ações e políticas públicas de promoção da inovação para o desenvolvimento do município.
 
E o Fundo de Tecnologia e Inovação – que fará a aplicação de recursos na implementação de planos, programas e projetos que fomentem ciência, inovação, tecnologia e empreendedorismo.
 
A implantação do Parque Tecnólogico e de todos seus espaços já estão em fase de estudos e estruturação.
 

Investimentos

 
Segundo o secretário Juliano Cesar, a instalação da Desaer em Araxá, empresa fabricante de aeronaves, é um dos exemplos do que a Lei de Inovação e Tecnologia pode atrair para a cidade.
 
“Estamos falando de tecnologia e inovação. E nada melhor para ilustrar todo o planejamento que temos construído para Araxá é a instalação da Desaer. Um empreendimento que deve investir mais de US$ 100 milhões e gerar mais de 1 mil empregos diretos e indiretos na cidade. Isso sem falar que somos a maior produtora de nióbio do mundo e um dos maiores polos do agronegócio do país”, destaca.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)