De acordo com o balanço, houve uma aceleração no ritmo de retomada do setor de aviação. A movimentação de passageiros no primeiro semestre de 2021 foi de 2,8 milhões, o que significa um aumento de 5% na comparação com o mesmo período no ano passado. Já o número de voos, ocorreram 25.700 mil operações, que resultaram em uma alta de 7,5% em relação a 2020.
“Seguimos otimistas com o mercado e o retorno de nossas operações. Mesmo com a segunda onda e avanço dos casos de COVID-19, nos meses de março e abril, conseguimos recuperar as operações e registrar crescimento na movimentação de passageiros e aeronaves ao longo do primeiro semestre”, avalia Clayton Begido, gestor de Conectividade e Aviação da BH Airport.
O mês de julho, quando se tem o maior número de pessoas em período de férias, foi favorável para este avanço do setor. Clayton conta que “com a demanda de férias de inverno, a previsão é que iremos fechar o mês com a movimentação de 600 mil passageiros”.
“Em agosto, a expectativa é maior, e podemos ter até 660 mil pessoas circulando pelo terminal”, explica o gestor.
Comparando esses dados com o mesmo período no ano passado, o aeroporto teve um fluxo de 215 mil passageiros, no período mais crítico da pandemia do COVID-19. “O aumento do número de passageiros para agosto de 2021 representa para nós 70% de retomada em relação ao tráfego do mesmo período antes da pandemia”, revela Clayton.
O número de destinos atendidos pelo aeroporto também aumentarão neste próximo semestre, com atendimento a 38 locais, sendo que em agosto do ano passado só atendiam a 33, por causa da pandemia da COVID-19.
Confira abaixo a lista dos destinos que estarão disponíveis no terminal de viagens:
- Belém (PA)
- Porto Seguro (BA)
- Barreiras (BA)
- Brasília (DF)
- Cabo Frio (RJ)
- Cuiabá (MT)
- Congonhas (SP)
- Carajás (PA)
- Curitiba (PR)
- Florianópolis (SC)
- Fortaleza (CE)
- Galeão (RJ)
- Guarulhos (SP)
- Governador Valadares (MG)
- Goiânia (GO)
- Ilhéus (BA)
- Jericoacoara (CE)
- João Pessoa (PB)
- Marabá (PA)
- Maceió (AL)
- Montes Claros (MG)
- Natal (RN)
- Porto Alegre (RS)
- Recife (PE)
- Ribeirão preto (SP)
- Santos Dumont (RJ)
- São José do Rio Preto (SP)
- São Luís (MA), Salvador (BA)
- Teixeira de Freitas (BA)
- Uberaba (MG)
- Uberlândia (MG)
- Comandatuba (BA)
- Campinas (SP)
- Vitória da Conquista (BA)
- Vitoria (VIX), e os internacionais Lisboa (Portugal) e Panamá.
O gestor da BH Airport informou que em agosto o aeroporto tem novidades em relação aos destinos. "Teremos um retorno e uma estreia, que são ligações com o interior de São Paulo: Ribeirão Preto retorna após cinco meses de paralisação, e São José do Rio Preto é uma conexão inédita. Dois fortes destinos do agronegócio, o que pode demonstrar um sinal de otimismo com o reaquecimento da economia”, conclui.
O terminal de cargas do aeroporto também foi destaque neste primeiro semestre de 2021, com os novos investimentos em interconectividade dos modais aéreo, marítimo e rodoviário. O desenvolvimento de novas rotas de conexão, aliado às parcerias estratégicas, resultou em um crescimento de 130% no peso recebido no terminal, bem como em um crescimento de 19% em relação ao primeiro semestre de 2020.
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.
