O acumulado de clientes na pandemia garantiu as vendas da loja Floreou no mês dos namorados, como explica Ana Carolina de Brito, dona do atelier: “Tivemos até aumento de vendas. Como a loja é online, eu tenho muitos pedidos, até de outros estados e países. Antes da pandemia já fazíamos cestas, mas o home office trouxe esse espírito de ficar aconchegado e mandar presentes para quem gostamos, algo que facilitou o caminho das cestas. Agora são opções variadas e as pessoas buscaram outras alternativas para presentear e estar mais próximas umas das outras”.
Os kits da loja variam de R$70 a R$250 e no Dia dos Namorados, a expectativa é vender todas as cestas mais baratas primeiro. Ana Carolina garante que os clientes costumam gastar um ticket médio de R$ 200 para a data.
“Geralmente vendemos as de R$ 70 primeiro, essas chegam a esgotar. Mas as outras cestas também acabam saindo, principalmente porque as pessoas deixam para última hora e o estoque da mais barata não é tão grande. Mas, em média, aqui na loja gastam de R$ 150 a R$ 200 para o Dia dos Namorados”, finaliza Ana Carolina de Brito.
Outro comerciante esperançoso com as vendas para os casais apaixonados, é David Alves, dono da Central Cestas. A loja já está há mais de 10 anos no mercado e ele garante que a data é uma das mais proveitosas para vender. “A procura é muito grande no Dia dos Namorados, acredito que é uma surpresa legal, além de agradar facilmente”, disse.
Durante o ano de pandemia, os clientes da loja cresceram ainda mais, porém David acredita que a procura foi motiva pela falta de opções para presentear. “A gente já está no mercado há muito tempo, então nossa clientela é ampla. Teve aumento, mas acho que foi pela dificuldade momentânea de não ter jeito de comprar presentes, porque os shoppings e lojas estavam fechadas, então as cestas foram uma boa. A pandemia acabou forçando as pessoas a procurarem novas opções para presentear”, explicou o dono da loja.

Para atrair mais clientes, a loja está dando descontos de 10% nos pagamentos realizados com o Pix. “Temos desconto não só para essa data, mas usamos como atrativo para as compras do Dia dos Namorados. Muitos clientes usam o método e damos 10% de desconto para pagamentos feitos pelo Pix”, finalizou David Alves.
Preços maiores, lucros menores
Mesmo com alto volume de vendas, a loja Mundo Carol Presentes acredita que o lucro será menor. Segundo o sócio Hugo Felipe Ribeiro, o valor dos produtos está cada vez mais alto. Porém, repassar 100% do aumento para os clientes não é viável.
“O lucro em si, talvez seja menor que ano passado, porque o volume é alto, mas os fornecedores estão aumentando o valor e não podemos repassar todo o custo, senão perdemos mercado”, disse o sócio.
A loja, que já foi física, esperava o sucesso que teve na pandemia, justamente por migrar para o comércio online e receber clientes de diversos lugares. “Comparando com as vendas da loja física, já imaginávamos que seria um movimento muito maior, principalmente porque a pandemia fechou a maioria dos segmentos físicos e as pessoas passaram a procurar produtos na internet. Então, não foi um crescimento fora do contexto, já tínhamos a expectativa”, explica Hugo.

*Estagiária sob supervisão do subeditor João Renato Faria
