(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas INCENTIVO

Pará de Minas vai receber ICMS para impulsionar turismo e esporte

Cidade cumpriu requisitos, entrou para o Mapa do Turismo Brasileiro e terá direito a receber verba para esse segmento. Na área esportiva, participação do município no rateio do benefício será maior em 2021


25/11/2020 16:58 - atualizado 25/11/2020 17:16

O Morro do Cristo é o ponto em comum entre o turismo e o esporte, já que atrai muitos visitantes e reúne diversas atividades, como o Pedal no Cristo(foto: Prefeitura Municipal de Pará de Minas/Divulgação)
O Morro do Cristo é o ponto em comum entre o turismo e o esporte, já que atrai muitos visitantes e reúne diversas atividades, como o Pedal no Cristo (foto: Prefeitura Municipal de Pará de Minas/Divulgação)
Pará de Minas, cidade localizada na Região Centro-Oeste do Estado, recebeu duas notícias que vão incentivar ainda mais as ações voltadas para o turismo e o esporte. A partir do próximo ano, o município vai receber recursos do ICMS Turístico, por meio da arrecadação tributária que é destinada para desenvolvimento deste setor.

Dois certificados emitidos pelo Ministério do Turismo e assinados pelo titular da pasta, Marcelo Álvaro Antônio, foram entregues ao município. Um deles atesta que Pará de Minas agora integra o Mapa do Turismo Brasileiro.

O segundo reconhece o trabalho do Conselho Municipal de Turismo perante o Sistema de Informação do Programa de Regionalização do Turismo. O Diretor Municipal de Turismo, Sérgio Claret Araújo, comemorou os novos investimentos e afirmou que o anúncio é resultado de um trabalho de longo prazo para que a cidade preenchesse todos os requisitos necessários, impostos pelo Governo do Estado, para o recebimento da cota-parte do ICMS Turístico. 

“Tivemos que seguir algumas diretrizes. Uma delas é a elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Turístico, outra é estar com o Comtur, o Conselho Municipal de Turismo, em atividade. Inclusive neste ano de pandemia fizemos reuniões on-line. Tem também o Fumtur, que é Fundo Municipal do Turismo, que é uma norma que devemos seguir. Também fizemos. Toda a verba, toda a movimentação do Turismo deve passar pelo Fundo. E assim o fizemos. E uma coisa muito importante é a Instância [de Governância] Regional, que a gente tem de estar inserida nela. E a nossa é a Trilha Verde dos Bandeirantes”, explicou o diretor em entrevista a uma rádio local.

O incentivo à realização eventos esportivos, como o Pedal no Cristo, competições de ciclismo, atletismo e futebol garantiram à Pará de Minas, uma elevação no ranking dos municípios que recebem o ICMS esportivo. Para o ano que vem, a cidade ficou colocada entre as 40 melhores cidades do Estado, o que elevará sua parte na cota do tributo.
 
“Minas Gerais tem mais de 850 municípios, mas apenas 350 cumpriram os requisitos para receber o ICMS esportivo. E Pará de Minas subiu para a posição 35. Isso representa um salto significativo de recursos. A gente subiu de 0,7% da arrecadação de ICMS para 0,87%. Aparentemente pode parecer pouco, mas a gente está falando da arrecadação de ICMS do Estado. Então, isso quer dizer que a gente tem 0,87% da arrecadação de ICMS do Estado que será destinado para eventos esportivos, para desenvolvimento do esporte em nossa cidade”, comemorou o assessor executivo da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, Glaydston Anderson Felipe. 

O valor que será destinado ao município ainda não foi divulgado, já que depende da totalização do ICMS de Minas Gerais, que deve ser calculado no início do próximo ano. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)