(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Turismo no Brasil é turbinado por passaportes sem visto

Com medida que passa a valer em junho, governo detecta aumento de até 97% para entrada de norte-americanos e de 135% para canadenses em comparação com os números de 2018


12/04/2019 06:00 - atualizado 12/04/2019 09:10

 

Um dos principais destinos turísticos do Brasil, como as praias da Bahia, deve receber mais estrangeiros neste ano
Um dos principais destinos turísticos do Brasil, como as praias da Bahia, deve receber mais estrangeiros neste ano (foto: Sidney Lopes/EM/D.A PRESS 24/8/18)

A medida tomada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) de dispensar a necessidade de visto para turistas dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão, segundo o Ministério do Turismo, já resultou em aumento real da demanda. Segundo o ministro Marcelo Álvaro Antônio, o fluxo de pesquisa nesses países tendo o Brasil como destino apresentou aumento, o mesmo ocorrendo com as reservas efetivamente confirmadas. Em alguns casos, como os de visitantes do Canadá, houve crescimento de mais de 100% no fluxo, conforme dados oficiais. Editado em março, o decreto entrará em vigor em 17 de junho.

Ainda de acordo com o ministro, no caso dos turistas dos Estados Unidos, a elevação chega a 53% das viagens confirmadas para junho e 97% para julho, se levados em conta os números do ano passado. Para agosto, a alta foi de 33%.  Sobre os canadenses, a taxa foi considerada por ele como “impressionante”, com alta de 86% nas reservas programadas para junho, 54 % para julho e de 135% para agosto. “Certamente, vai impactar em toda a cadeia produtiva do Brasil. Que seja em restaurantes, hotéis, na contratação. Entregando para a nossa população o que tem de mais precioso, que é emprego e renda”, projeta Marcelo Álvaro Antônio.

A mudança positiva de interesse foi sentida desde quando os vistos para esses quatro países passaram a ser concedidos de forma virtual, no começo de 2018, impactando positivamente o fluxo de visitantes, contabiliza o ministro. “Em apenas um ano de funcionamento do e-Visa, houve aumento de 15,7% na entrada desses viajantes no território nacional, o que resultou em uma injeção de R$ 450 milhões na economia brasileira”, disse.

A reação, agora impulsionada pela liberação definitiva do visto, é comemorada pelo ministro Marcelo Álvaro Antônio, que se vê às voltas com investigação contra ele, feita pela Polícia Federal, sob a acusação de ter lançado candidatas laranjas em Minas Gerais nas últimas eleições legislativas. Ele será investigado por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. O esquema, conforme as apurações, consistia em repasse para candidatas que concorriam pelo PSL, obrigadas a devolver parte dos valores. Ainda com base na denúncia, os gastos tinham que ser feitos em prestadores de serviços que teriam ligação com assessores do ministro. Ao ser questionado sobre o assunto, o presidente Jair Bolsonaro disse recentemente que se as investigações da PF comprovarem as irregularidades, o ministro pode ser exonerado: “Uma vez que tiver o relatório final da PF, vamos analisar”.

MAIS INTERESSE  Assim como para os EUA e Canadá, o aumento é computado também para Austrália e Japão. De acordo com o site internacional de viagens Kayak, nos cinco dias subsequentes ao anúncio da medida liberatória, em março, as buscas por passagens aéreas para o Brasil subiram 36% entre australianos e 4% entre os japoneses.

Aumento de reservas após nova regra


Dos Estados Unidos

» 53% para junho

» 97% para julho

» 33% para agosto


Do Canadá


» 86% para junho

» 54% para julho

» 135% para agosto

Fonte: Ministério do Turismo


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)