(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CARNAVAL

Carnaval de BH: agentes femininas atuarão no combate à importunação sexual

Com ações desde o carnaval de 2019, as guardas circularão entre os foliões, orientando as mulheres a recorrerem a agentes da Guarda Civil ou da PM mais próximos


03/02/2023 17:27 - atualizado 03/02/2023 19:02

Agente feminina da Guarda Municipal conversa com uma outra mulher fantasiada de Mulher-Maravilha
Grupo de Combate à Importunação Sexual de Mulheres no Transporte Público atuará mais uma vez no Carnaval (foto: PBH/Divulgação)

Belo Horizonte terá, mais uma vez, ações contra a importunação sexual neste Carnaval. O Grupo de Combate à Importunação Sexual de Mulheres no Transporte Público, composto por agentes femininas da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCMBH) realizará intervenções educativas com o tema “Nosso bloco é de respeito. Importunação aqui não!” nos blocos, sobretudo aqueles com maior concentração de público.

Anunciada pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) nesta sexta-feira (3/2), a ação será feita pelas guardas femininas com o apoio de policiais civis da Delegacia de Mulheres e de integrantes da Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher de Minas Gerais.

Criado em setembro de 2018 com o objetivo de incentivar as vítimas de casos ocorridos dentro dos ônibus a denunciarem os abusadores por conta da alta subnotificação, já estiveram em eventos de Carnaval em 2019, no qual divulgaram, entre as foliãs, a estrutura disponibilizada pelo município para garantir às vítimas o apoio necessário para o registro das ocorrências e o encaminhamento dos autores da importunação sexual à Delegacia das Mulheres.

O Grupo de Combate à Importunação Sexual de Mulheres no Transporte Público já fez diversas ações nas estações de ônibus voltadas para a conscientização das usuárias do transporte coletivo sobre seus direitos. Em seu primeiro ano, resultou na prisão em flagrante de 27 importunadores sexuais na capital.

As integrantes do grupo afirmam que, neste Carnaval, as abordagens serão feitas durante desfiles dos blocos, sobretudo aqueles com maior concentração de público. Conforme anunciado pela PBH na última quarta-feira (1°/2), durante a cerimônia de abertura do Carnaval da capital, toda a equipe da Guarda Municipal será treinada para evitar casos de assédio durante a folia.

 Além das orientações a fazerem as denúncias à GCMBH ou à PMMG (Polícia Militar de Minas Gerais), é reforçado que os telefones 153, da Guarda Municipal, e o 190, da Polícia Militar, continuam sendo as principais opções a serem utilizadas para denunciar o crime.
 

Ouça e acompanhe as edições do podcast DiversEM




podcast DiversEM é uma produção quinzenal dedicada ao debate plural, aberto, com diferentes vozes e que convida o ouvinte para pensar além do convencional. Cada episódio é uma oportunidade para conhecer novos temas ou se aprofundar em assuntos relevantes, sempre com o olhar único e apurado de nossos convidados.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)