(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas EMPODERAMENTO FEMININO

Bela da Favela: evento leva informação sobre saúde e direitos das mulheres

Primeiro Encontro Mulher Bela da Favela será realizado, neste domingo (29/05), no Aglomerado Santa Lúcia, em Belo Horizonte


26/05/2022 08:00 - atualizado 26/05/2022 10:13

Foto mostra um grupo de 14 pessoas, algumas em pé e outras agachadas, em uma oficina de arte
Organizadores e parceiros do 1º Encontro Mulher Bela da Favela (foto: Arquivo pessoal)


Para incentivar o empoderamento das mulheres das comunidades do Aglomerado Santa Lúcia, na Região Centro-sul de Belo Horizonte, será realizado o 1º Encontro Mulher Bela da Favela.  No próximo domingo (29/05), o evento abordará temas relacionados à violência contra a mulher, saúde e cuidados. Também serão realizadas atividades recreativas, como aula de zumba, capoeira, dança afro e samba.

O encontro foi idealizado por Jussara Borges do Mãos de Criola, um coletivo de luta contra a violência contra a mulher,  pelo artista Fabiano Valentino, também conhecido como Pelé, do Centro Cultural Favela Bela e organizado por Raquel Mattos, presidente do Proínter Futebol Clube. A dta para a realização do evento, que acontecerá anualmente no último domingo de maio, foi escolhidao por ser próximo ao Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e 0 Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, celebrado no dia 28 de maio.

“A mulher tem que ter uma visibilidade melhor, ainda tem muito machismo, muito preconceito. E o evento é justamente para a mulher se valorizar, saber que ela tem potencial para fazer qualquer coisa, independentemente do que seja. A questão do empoderamento é isso”, conta Raquel.

O evento contará com a participação de representante da Polícia Militar e de uma advogada, para falar sobre os direitos das mulheres, como e onde denunciar violências e abusos. Além disso, em parceria com o Centro de saúde Santa Lucia, profissionais da saúde e psicologia abordarão temas relacionados à saúde física e mental da mulher e a importância de exames periódicos. Empreendedores do aglomerado, que atuam na área de beleza, prestarão serviços voluntário às mulheres presentes.

“Vamos ter uma palestra sobre autoestima sobre cuidados com a pele, maquiagem e a importância de cuidar do corpo. Então, a gente vai tratar um pouquinho de cada coisa. Na verdade, a saúde não é só saúde física. Tem a saúde mental e a questão da beleza”, pondera Raquel.

Para além de fortalecer as mulheres, o Encontro Mulher Bela da Favela visa fortalecer a própria comunidade, uma vez que grande parte das palestras, oficinas e serviços será realizada por integrantes do próprio Aglomerado Santa Lúcia. 
 

SERVIÇO

1º Encontro Mulher Bela da Favela
Local: Centro Cultural Favela Bela – Avenida Arthur Bernardes, 1590
Dia: 29/05/2022
Horário: 9h 
Valor: Gratuito

*Estagiária sob a supervisão de Márcia Maria Cruz.



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)