(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas REPRESENTATIVIDADE

Exposição recria beijos icônicos em fotos com casais LGBTQIA

Série de fotos de Rodrigo Maltchique entra para acervo permanente do Museu da Diversidade Sexual e pode ser vista on-line. Confira


18/10/2021 14:06 - atualizado 18/10/2021 14:43

Casal gay recriando foto de soldado voltando da guerra
"Beijos icônicos" questiona a invisibilidade dos beijos LGBTQIA (foto: Reprodução - Google Arts and Culture)

Entrou para o acervo permanente do Museu da Diversidade Sexual (MDS) a exposição “Beijos Icônicos”, uma série de fotografias que recriam beijos famosos na história da cultura pop com casais LGBTQIA%2b. As recriação de  cenas clássicas podem ser vistas no Google Arts and Culture.

Inicialmente concebidas como uma campanha para a Mercado Livre no mês do Orgulho LGBT, as fotos têm o objetivo de questionar porque os beijos mais famosos da história são heteros, seja no cinema, na fotografia ou nas artes visuais. O trabalho e sensibilidade do fotógrafo Rodrigo Maltchique resultou em 10 imagens carregadas de empoderamento.

Entre os beijos recriados estão o do casamento da Lady Diana com o príncipe Charles, na varanda do Palácio de Buckingham, a escultura “O beijo” do francês Auguste Rodin e a cena do beijo na chuva do filme “Diário de uma paixão”.

Mulher trans e homem cis recriando o beijo entre Lady Diana e príncipe Charles
Exposição on-line recria beijos icônicos com casais LGBTQIA (foto: Reprodução - Google Arts and Culture)


Além de questionar a invisibilidade dos beijos LGBTQIA , a exposição joga luz sobre a importância da representatividade, da ocupação dos espaços e manda um beijo para o preconceito ainda muito presente no Brasil.

A exposição virtual é uma realização do MDS, instituição vinculada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerido pela “Amigxs da Arte” junto com a GUT São Paulo e pode ser acessada através das plataformas Google Arts and Culture e #CulturaEmCasa.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)